Escalas e Área de Triângulo

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

 (EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

(EM13MAT308) Aplicar as relações métricas, incluindo as leis do seno e do cosseno ou as noções de congruência e semelhança, para resolver e elaborar problemas que envolvem triângulos, em variados contextos.                            

 

Objetivos

  • Leitura de mapas;
  • projeção policônica; e
  • cálculo de perímetro e área de triângulo.

Conteúdos

  • Conversão de escalas;
  • perímetro; e
  • área de triângulo.

1ª etapa:

  • Realize o download do Mapa Político do Brasil através desse link.

  • Imprima e distribua para cada aluno; e

  • Converse com os alunos sobre as características desse mapa: como ler as legendas, como reconhecer os elementos do mapa e como interpretar a escala representada pela Projeção Policônica onde cada centímetro representa 120 km.

2ª etapa:

  • Peça ao aluno que faça, sobre o mapa, um triângulo ligando três capitais;

  • Solicite que, com a régua, meça os lados do triângulo. Assim, saberemos a distância entre as capitais; e

  • Determine que o aluno encontre o perímetro e a área do triângulo através da fórmula de Heron.

Auxílio ao professor:

  • Outros mapas podem ser encontrados nesse link;

  • O link cidades@ exibe informações sobre todas as cidades brasileiras;

  • Fórmula de Heron: