Trocar celular? Trabalhando com frequência, moda, mediana
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada: |
(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude. |
Objetivos
- Praticar construção de quadros e tabelas;
- Calcular frequência, moda e mediana;
- Divulgação de resultados da pesquisa através de cartazes.
Conteúdos
- Tabelas;
- Frequência;
- Moda;
- Mediana.
Recursos
- Download gratuito do informativo "Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2022" no link https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2102040
- Cartolina;
- Cola;
- Pilot para escrever em cartolina.
1a Etapa:
- Professor (a), entregue ao aluno, na aula anterior, o quadro abaixo e peça que seja preenchido com informações de cinco pessoas que ele desejaria presentear com telefones:
Pessoas | Idade | Fabricante do celular | Ação mais realizada com o celular | Preço real de compra | Preço justo |
2a Etapa:
a) Professor (a), divida a turma em grupos de 5 alunos, com seus respectivos quadros preenchidos;
b) Peça que construam uma tabela com as informações dos quadros de cada aluno. Atente para as regras de construção das tabelas: Título da tabela, título das linhas, título das colunas, indicação da fonte da informação;
c) Peça que calculem as frequências das colunas “Idade”, “Preço Real de Compra” e “Preço Justo”;
d) Peça que construa uma tabela de frequências para cada um dos tópicos indicados no item anterior;
e) Peça para indicarem a Moda e a Mediana de cada uma delas;
f) Peça que cada grupo elabore um cartaz com a tabela do grupo e com as tabelas de frequências.
3a Etapa:
a) Exiba os cartazes na sala e comente com a turma sobre a pesquisa “Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2022”, realizada pelo IBGE, abordando assuntos como:
- O uso do celular para práticas de bullying;
- Indague sobre o impacto sobre o meio ambiente quando ocorre a troca para celular mais novo e com mais recurso sem antes o usuário tomar ciência das potencialidades do celular atual;
- Questione junto aos alunos sobre quais aparelhos eletrônicos foram substituídos pelos recursos dos celulares.