Trocar celular? Trabalhando com frequência, moda, mediana

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada:

(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.                         

Objetivos

  • Praticar construção de quadros e tabelas;
  • Calcular frequência, moda e mediana;
  • Divulgação de resultados da pesquisa através de cartazes.

Conteúdos

  • Tabelas;
  • Frequência;
  • Moda;
  • Mediana.

Recursos

1a Etapa: 

  • Professor (a), entregue ao aluno, na aula anterior, o quadro abaixo e peça que seja preenchido com informações de cinco pessoas que ele desejaria presentear com telefones:

 

 Pessoas Idade Fabricante do celular Ação mais realizada com o celular Preço real de compra Preço justo
           
           
           
           
           

2a Etapa:

a) Professor (a), divida a turma em grupos de 5 alunos, com seus respectivos quadros preenchidos;

b) Peça que construam uma tabela com as informações dos quadros de cada aluno. Atente para as regras de construção das tabelas: Título da tabela, título das linhas, título das colunas, indicação da fonte da informação;

c) Peça que calculem as frequências das colunas “Idade”, “Preço Real de Compra” e “Preço Justo”;

d) Peça que construa uma tabela de frequências para cada um dos tópicos indicados no item anterior;

e) Peça para indicarem a Moda e a Mediana de cada uma delas;

f) Peça que cada grupo elabore um cartaz com a tabela do grupo e com as tabelas de frequências.

3a Etapa:

 a) Exiba os cartazes na sala e comente com a turma sobre a pesquisa “Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2022”, realizada pelo IBGE, abordando assuntos como:

  • O uso do celular para práticas de bullying;
  • Indague sobre o impacto sobre o meio ambiente quando ocorre a troca para celular mais novo e com mais recurso sem antes o usuário tomar ciência das potencialidades do celular atual;
  • Questione junto aos alunos sobre quais aparelhos eletrônicos foram substituídos pelos recursos dos celulares.