Copa do Mundo de Futebol Através de Gráficos

Objetivos

  • Incentivar a prática de esportes;
  • Diferenciar quadros de tabelas; e
  • Trabalhar o conjunto dos Números Inteiros.

Conteúdos

  • Números Inteiros; e
  • Construção de Gráficos de Colunas.

Recursos

1a Etapa: 

  • Professor (a), entregue ao aluno o Gráfico 10 que está na página 36 da publicação “Prática de Esporte e Atividade Física”;
  • Destaque para os alunos os elementos do Gráfico: Título do gráfico, Título das Colunas, Título do eixo vertical e do eixo horizontal e das Linhas e Fonte das Informações;
  • Discuta com os alunos os tópicos que aparecem no eixo horizontal do gráfico: Que diferenças podem ser observadas entre homens e mulheres nesse gráfico?; e
  • Divida os alunos em cinco grupos e peça que cada um construa um texto coletivo sobre os tópicos debatidos.

2a Etapa:

a) Construa um quadro para que os alunos completem com as informações sobre os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2018, contendo: Disputa, Gols Favoráveis, Gols Contra, Empate. Veja sugestão de quadro no item 3 das observações abaixo.

 

3a Etapa:

a) Após o final da Copa, separe os países participantes por continente;

b) Peça que construam um Gráfico que mostre as colunas: Total de Gols do Brasil, Total de Gols do Campeão da Copa, Total de Gols dos Países do Continente do grupo de alunos. Na construção devem ser observadas suas normas de elaboração;

c) Solicite que os alunos construam um cartaz destacando o gráfico que elaboraram e o texto desenvolvido;

d) Exiba os cartazes em local de grande movimentação dentro da escola.

 

Observações:

1) Mesmo que os alunos não assistam aos jogos, incentive que preencham o quadro com informações pesquisadas em jornais, revistas e outras mídias;

2) Exemplo de quadro para acompanhamento dos jogos:

Dia Seleções Gols Favoráveis Gols Contra

Situação

(ganhou/perdeu/empatou)