Triângulo de cidades
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. (EF07MA31) Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. (EF09MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas. |
Objetivos:
- Incentivar uso de mapas;
- Trabalhar com legendas;
- Levar o aluno a conhecer o mapa de sua Unidade Federativa.
Conteúdos:
- Perímetro;
- Escalas;
- Proporção;
- Quatro Operações.
Recursos:
- Download gratuito da publicação “Atlas Geográfico Escolar – 9ª Edição”;
- Caderno;
- Lápis, borracha;
- Régua.
1a Etapa:
- Professor(a),nessa atividade, trabalhe com os mapas da página 155 a página 180 do Atlas. Imprima a página correspondente à Unidade da Federação onde fica a escola ;
- Sugerimos que o(a) Professor(a) agrupe a turma em duplas ou trios;
- Destaque para os alunos os elementos do mapa, associando com as figuras da legenda, especialmente sobre a escala;
- Discuta com os alunos a importância dos rios e estradas para integração das cidades.
2a Etapa:
a) Peça para os alunos escolherem três cidades, preferencialmente próximas, e usando a régua, construa um triângulo;
b) Com o auxílio da régua, meça a distância entre cada uma das cidades;
c) Peça para calcularem o perímetro real do triângulo usando a escala determinada na legenda.
Sugestões:
a) Professor (a), certamente os alunos irão questionar sobre a diferença entre o valor da distância encontrado na conversão da escala e a distância real entre as cidades. Se isto ocorrer, esclareça que a distância em linha reta entre duas cidades é diferente da distância percorrida através das estradas ou rios em função de curvas e outras características geográficas;
b) O (a) Professor(a) pode utilizar os valores convertidos para revisar Classes Numéricas, Composição e Decomposição;
c) Combine com o colega de Geografia para expor mais detalhes do gráfico para a turma.