Triângulo de Cidades
Objetivos
- Incentivar uso de mapas;
- Trabalhar com legendas;
- Levar o aluno a conhecer o mapa de sua Unidade Federativa.
Conteúdos
- Perímetro;
- Escalas;
- Proporção;
- Quatro Operações.
Recursos
- Download gratuito da publicação “Atlas Geográfico Escolar – 7ª Edição”;
- Caderno;
- Lápis, borracha;
- Régua.
1a Etapa:
- Professor(a),nessa atividade, trabalhe com os mapas da página 155 a página 180 do Atlas. Imprima a página correspondente à Unidade da Federação onde fica a escola ;
- Sugerimos que o(a) Professor(a) agrupe a turma em duplas ou trios;
- Destaque para os alunos os elementos do mapa, associando com as figuras da legenda, especialmente sobre a escala;
- Discuta com os alunos a importância dos rios e estradas para integração das cidades.
2a Etapa:
a) Peça para os alunos escolherem três cidades, preferencialmente próximas, e usando a régua, construa um triângulo;
b) Com o auxílio da régua, meça a distância entre cada uma das cidades;
c) Peça para calcularem o perímetro real do triângulo usando a escala determinada na legenda.
Sugestões:
a) Professor (a), certamente os alunos irão questionar sobre a diferença entre o valor da distância encontrado na conversão da escala e a distância real entre as cidades. Se isto ocorrer, esclareça que a distância em linha reta entre duas cidades é diferente da distância percorrida através das estradas ou rios em função de curvas e outras características geográficas;
b) O(a) Professor(a) pode utilizar os valores convertidos para revisar Classes Numéricas, Composição e Decomposição;
c) Combine com o colega de Geografia para expor mais detalhes do gráfico para a turma.