Triângulo de cidades

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

(EF07MA31) Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

(EF09MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.                                  

Objetivos:

  • Incentivar uso de mapas;
  • Trabalhar com legendas;
  • Levar o aluno a conhecer o mapa de sua Unidade Federativa.

Conteúdos:

  • Perímetro;
  • Escalas;
  • Proporção;
  • Quatro Operações.

Recursos:

1a Etapa: 

  • Professor(a),nessa atividade, trabalhe com os mapas da página 155 a página 180 do Atlas. Imprima a página correspondente à Unidade da Federação onde fica a escola ;
  • Sugerimos que o(a) Professor(a) agrupe a turma em duplas ou trios;
  • Destaque para os alunos os elementos do mapa, associando com as figuras da legenda, especialmente sobre a escala;
  • Discuta com os alunos a importância dos rios e estradas para integração das cidades.

2a Etapa:

a) Peça para os alunos escolherem três cidades, preferencialmente próximas, e usando a régua, construa um triângulo;
b) Com o auxílio da régua, meça a distância entre cada uma das cidades;
c) Peça para calcularem o perímetro real do triângulo usando a escala determinada na legenda.

 Sugestões:

a) Professor (a), certamente os alunos irão questionar sobre a diferença entre o valor da distância encontrado na conversão da escala e a distância real entre as cidades. Se isto ocorrer, esclareça que a distância em linha reta entre duas cidades é diferente da distância percorrida através das estradas ou rios em função de curvas e outras características geográficas;
b) O (a) Professor(a) pode utilizar os valores convertidos para revisar Classes Numéricas, Composição e Decomposição;
c) Combine com o colega de Geografia para expor mais detalhes do gráfico para a turma.