Produção Textual- Educação Básica de Qualidade

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas
(EM13LGG103) Analisar, de maneira cada vez mais aprofundada, o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses.

(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor previsto, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.).

(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na recepção, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

(EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

 

 

Textos e Materiais de Apoio:

“Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (Constituição Federal,  Brasil, 1988).

 Vídeo do IBGE Explica sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Número 04- Educação de Qualidade
https://www.youtube.com/watch?time_continue=41&v=htHKxLMIWrY

 

Outras Fontes de Pesquisa:

IBGEeduca Jovens:https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html

Agência de Notícias do IBGE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20357-ods-4-educacao-de-qualidade-inclusiva-e-equitativa

PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio

[PDF] Informativo PNAD 2019 - Educação

 

Proposta de Redação

Com base nos textos e materiais motivadores apresentados e em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo com o tema “A importância da Educação Básica, universal e de qualidade, para o acesso à cidadania e ao bem-estar social ”.