Analisando e Contextualizando Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil

 

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.

(EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).

(EF09HI08) Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.                                    

 

 

Objetivos

  • Analisar dados e informações sobre Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil;
  • realizar trabalho em grupo para contextualizar os dados observados com o cotidiano, através de notícias de jornais e revistas; e
  • participar de debate com os colegas expondo suas opiniões embasadas nos dados pesquisados e pesquisa produzida em grupo.

Recursos

Conteúdos

  • Análise e disseminação de dados e informações;
  • desigualdades sociais entre homens e mulheres no Brasil; e
  • o papel da mulher na sociedade.

 

Primeira Etapa

1- Converse com sua turma sobre a importância das Estatísticas sobre as mulheres no Brasil.

2- Divida a turma em grupos e peça que analisem os dados e informações presentes dos materiais abaixo. Peça que, em suas análises, os alunos destaquem temas como: Direitos Humanos das Mulheres e Meninas, Educação, Saúde, Estruturas Econômicas, participação em atividades produtivas e acesso a recursos.

Texto sobre Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/22052-as-mulheres-do-brasil.html

Boletim Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102066_informativo.pdf

Matéria em áudio "Minuto IBGE" Dia das Mulheres:https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/minuto-ibge/agencia-detalhe-de-midia.html?view=mediaibge&catid=2901&id=7132

Segunda Etapa

1- Peça que os grupos pesquisem em veículos de mídia, jornais, revistas ou outros, notícias que contextualizem os dados pesquisados no cotidiano brasileiro. Podem ser notícias sobre pesquisa, histórias pessoais de mulheres, e outras informações que tragam exemplos do cotidiano de forma a contextualizar os dados.

A Agência de notícias do IBGE pode ser usada como fonte para essa pesquisa: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/pt/agencia-home.html

2- Oriente os alunos a buscarem formas interessantes de apresentar as notícias recolhidas e os dados pesquisados: cartazes, apresentações digitais, vídeos, produção de um jornal ou revista.

Terceira Etapa

Organize um debate com a turma sobre o papel da mulher na sociedade as desigualdades sociais entre homens e mulheres. Peça que os alunos se posicionem no debate citando dados e informações pesquisadas. Exercite com seus alunos a fala e a escuta embasada em argumentos pautados em dados confiáveis.