Viajando pelo Brasil

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.       

 

Objetivos:

  • Leitura de infográficos;
  • Leitura e interpretação de texto.

Conteúdos:

  • Infográfico;
  • Análise combinatória.

Recursos:

  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua.

Matéria da Agência IBGE Notícias: Brasileiro viaja pouco, costuma ir de carro ou ônibus e ficar na casa de parentes ou amigos

Publicação da pesquisa:  PNAD Contínua Turismo – 3º trimestre de 2019 .

1a Etapa: 

O tema Turismo foi investigado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua no terceiro trimestre de 2019. Dos 72,5 milhões de domicílios visitados, em apenas 21,8% algum morador tinha viajado. O principal motivo para não ter havido viagem foi falta de dinheiro. Também alegaram falta de tempo, não ter havido necessidade, entre outros. Das viagens analisadas, 96,1% (20,6 milhões) foram nacionais. Mais da metade das viagens ocorreu dentro do próprio estado. Os estados que mais receberam visitantes foram São Paulo (18,9%) e Minas Gerais (12,8%). Das viagens ocorridas 86,5% foram por motivos pessoais, como ida para casa de parentes, em busca de lazer, para tratamento de saúde e bem estar.  Das viagens para lazer, 34,3% foram para ir à praia, com motivos culturais corresponderam a 27,2% e ecoturismo e aventura, 25,6%. A casa de parentes ou amigos foi o local de hospedagem em mais da metade das viagens e o principal meio de transporte usado foi o carro particular.

Sugerimos que o texto acima seja lido com o aluno ou seja exibido o vídeo com destaques da pesquisa.

2a Etapa: 

Mostre aos alunos o infográfico a seguir:

 

  • Faça uma leitura do gráfico junto com o aluno;

  • Destaque para o aluno que cada ‘bolinha’ do gráfico indica 1 (uma) viagem em um grupo de 100 (cem) viagens realizadas"

3a Etapa: 

Professor(a), vamos trabalhar com análise combinatória:

Peça ao aluno para escolher quatro meios de transportes dos ilustrados no gráfico e descobrir quantas combinações podemos fazer com os transportes escolhidos.  

Podemos começar assim:

 

Peça aos alunos para que continuem.