Minha Casa
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações. (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. |
Objetivos
- Conhecer as características dos domicílios;
- Construir gráfico de colunas.
Conteúdos
- Realizar pesquisa;
- Construir gráfico de colunas simples.
Recursos
Caderno, Lápis, Borracha, Régua.
1a Etapa:
- Professor(a), faça o download do livro "O Clube do Curiosos" (abre em uma nova janela);
- Peça para os alunos lerem a página 24, que informa sobre os domicílios brasileiros.
2a Etapa:
- Forme grupos com cinco alunos;
- Peça que cada um ligue para seis amigos ou parentes e perguntem se:
- Mora em casa ou apartamento?
- Qual a cor da parte externa do domicílio? (peça aos alunos para indicarem cores mais próximas das cores da caixa dos lápis de cores)
- Qual a cor do local do quarto onde dorme? (peça aos alunos para indicarem cores mais próximas das cores da caixa dos lápis de cores)
- Qual o local de lazer?
- Qual o local do domicílio onde se sente mais confortável?
3a Etapa:
- Professor(a), peça que os alunos se reúnam para:
- Organizarem as respostas;
- Construírem um gráfico de colunas com cada uma das respostas.
- Professor(a), exiba o gráfico de cada grupo no mural da escola, ou da sala.
Observações:
- No período de isolamento, a reunião pode ser realizada por chamada de vídeo;
- Clique no link https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html para saber mais sobre Gráficos de Colunas;