Minha Casa
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:
- (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.
- (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
- (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivos
- Conhecer as características dos domicílios;
- Construir gráfico de colunas.
Conteúdos
- Realizar pesquisa;
- Construir gráfico de colunas simples.
Recursos
Caderno, Lápis, Borracha, Régua.
1a Etapa:
- Professor(a), faça o download do livro "O Clube do Curiosos" (abre em uma nova janela);
- Peça para os alunos lerem a página 24, que informa sobre os domicílios brasileiros.
2a Etapa:
- Forme grupos com cinco alunos;
- Peça que cada um ligue para seis amigos ou parentes e perguntem se:
- Mora em casa ou apartamento?
- Qual a cor da parte externa do domicílio? (peça aos alunos para indicarem cores mais próximas das cores da caixa dos lápis de cores)
- Qual a cor do local do quarto onde dorme? (peça aos alunos para indicarem cores mais próximas das cores da caixa dos lápis de cores)
- Qual o local de lazer?
- Qual o local do domicílio onde se sente mais confortável?
3a Etapa:
- Professor(a), peça que os alunos se reúnam para:
- Organizarem as respostas;
- Construírem um gráfico de colunas com cada uma das respostas.
- Professor(a), exiba o gráfico de cada grupo no mural da escola, ou da sala.
OBS:
- No período de isolamento, a reunião pode ser realizada por chamada de vídeo;
- Clique no link https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html para saber mais sobre Gráficos de Colunas;