Incentivando a curiosidade

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objetivos

  • Incentivar a curiosidade através da pesquisa;
  • Construir gráfico de colunas;
  • Elaborar pesquisa.

Conteúdos

  • Realizar pesquisa;
  • Construir gráfico de colunas simples;
  • Leitura de e-book.

Recursos

  • Caderno, Lápis, Borracha, Régua.

1 a  Etapa: 

  • Professor(a), faça o download do e-book “O Clube dos Curiosos” e peça que os alunos façam a leitura desse livro digital. Sugerimos que leia junto com o aluno, destacando pontos que possam gerar dúvidas;
  • Dê destaque a página 6 do e-book, que aponta para algumas características dos curiosos;
  • Cite nomes de cientistas (homens e mulheres) e suas contribuições para a sociedade, como consequência da curiosidade;
  • Imprima a carteirinha do Clube dos Curiosos.
  • Distribua a carteirinha para cada aluno e enfatize que a partir desse instante eles estão associados ao “Clube dos Curiosos” 
  • Que tal tirar uma foto da turma para colocar no mural da sala? Compartilhe com o IBGEeduca através do email ibge.educa@ibge.gov.br

2 a  Etapa: 

  • Professor(a), pergunte aos alunos sobre que assuntos eles têm curiosidade;
  • Liste os assuntos e peça para criarem perguntas sobre esses temas.
  • Professor(a), organize as perguntas para que suas respostas ou sejam numéricas ou sejam no modelo “sim” ou “não”;
  • Combine com os alunos, no máximo, cinco perguntas, e vinte entrevistados (no máximo) para iniciar pesquisa.

3 a  Etapa: 

  • Peça aos alunos que realizem as perguntas com amigos, parentes e colegas;
  • Determine que os alunos façam um gráfico de colunas com as respostas da pesquisa;
  • Atente para as regras de exibição dos gráficos: Título do gráfico, título da coluna, título do eixo x, título do eixo y, escalas, legendas, fonte (clique no link sobre Gráficos para se atualizar).
  • Imprima o gráfico e exiba no mural da turma junto com a foto do clube (ou construa uma apresentação virtual. Sugerimos o uso do PowerPoint, do Prezi, do Presentation ou equivalente).

OBSERVAÇÕES:

  • Sugestão para o distanciamento social: peça que cada aluno, em casa, imprima, coloque a foto, preencha a carteirinha, faça uma foto segurando a carteirinha próxima ao rosto e mande para o(a) professor(a) fazer a montagem da foto do clube;
  • Clique no link para saber mais sobre Gráficos;
  • Sugira aos alunos que pesquisem sobre pesquisadores e cientistas, brasileiros ou não, que contribuíram para o atual estágio da ciência e seu uso na sociedade, como: Oswaldo Cruz, César Lattes, Carlos Chagas,  Vital Brazil, Duilia de Mello, Marie Curie, Albert Sabin, Patricia Bath, Milton Santos, Artur Ávila.