Incentivando a curiosidade
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas. (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. |
Objetivos
- Incentivar a curiosidade através da pesquisa;
- Construir gráfico de colunas;
- Elaborar pesquisa.
Conteúdos
- Realizar pesquisa;
- Construir gráfico de colunas simples;
- Leitura de e-book.
Recursos
- Caderno, Lápis, Borracha, Régua.
1 a Etapa:
- Professor(a), faça o download do e-book “O Clube dos Curiosos” e peça que os alunos façam a leitura desse livro digital. Sugerimos que leia junto com o aluno, destacando pontos que possam gerar dúvidas;
- Dê destaque a página 6 do e-book, que aponta para algumas características dos curiosos;
- Cite nomes de cientistas (homens e mulheres) e suas contribuições para a sociedade, como consequência da curiosidade;
- Imprima a carteirinha do Clube dos Curiosos.
- Distribua a carteirinha para cada aluno e enfatize que a partir desse instante eles estão associados ao “Clube dos Curiosos”
- Que tal tirar uma foto da turma para colocar no mural da sala? Compartilhe com o IBGEeduca através do email ibge.educa@ibge.gov.br
2 a Etapa:
- Professor(a), pergunte aos alunos sobre que assuntos eles têm curiosidade;
- Liste os assuntos e peça para criarem perguntas sobre esses temas.
- Professor(a), organize as perguntas para que suas respostas ou sejam numéricas ou sejam no modelo “sim” ou “não”;
- Combine com os alunos, no máximo, cinco perguntas, e vinte entrevistados (no máximo) para iniciar pesquisa.
3 a Etapa:
- Peça aos alunos que realizem as perguntas com amigos, parentes e colegas;
- Determine que os alunos façam um gráfico de colunas com as respostas da pesquisa;
- Atente para as regras de exibição dos gráficos: Título do gráfico, título da coluna, título do eixo x, título do eixo y, escalas, legendas, fonte (clique no link sobre Gráficos para se atualizar).
- Imprima o gráfico e exiba no mural da turma junto com a foto do clube (ou construa uma apresentação virtual. Sugerimos o uso do PowerPoint, do Prezi, do Presentation ou equivalente).
OBSERVAÇÕES:
- Sugestão para o distanciamento social: peça que cada aluno, em casa, imprima, coloque a foto, preencha a carteirinha, faça uma foto segurando a carteirinha próxima ao rosto e mande para o(a) professor(a) fazer a montagem da foto do clube;
- Clique no link para saber mais sobre Gráficos;
- Sugira aos alunos que pesquisem sobre pesquisadores e cientistas, brasileiros ou não, que contribuíram para o atual estágio da ciência e seu uso na sociedade, como: Oswaldo Cruz, César Lattes, Carlos Chagas, Vital Brazil, Duilia de Mello, Marie Curie, Albert Sabin, Patricia Bath, Milton Santos, Artur Ávila.