Leitura de gráfico pictórico
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas |
Objetivos
Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras;
Conteúdos
- Gráficos; Valores Relativos, Estimativa.
Recursos
- Caderno, Lápis, Borracha, Computador, Internet.
1a Etapa:
- Professor(a), exiba o gráfico abaixo aos alunos e faça uma leitura destacando o título do gráfico, as idades e quantidades das pessoas representadas em cada faixa, as informações dentro de cada faixa e a fonte das informações do gráfico, e;
- Distribua o gráfico abaixo entre grupos de alunos (sugerimos grupos de 3 alunos);
2a Etapa:
- Professor(a), solicite que o grupo de alunos analise o gráfico e:
- Construa uma tabela com as colunas: ‘Mulher’; ‘Homem’; ‘Branco’ e ‘Preto ou Pardo’;
- As linhas da tabela serão: ‘5 a 13 anos’; ’14 e 15 anos’; 16 e 17 anos’;
- Determine um valor estimado de pessoas que correspondam aos valores percentuais em cada uma das faixas do gráfico, em relação a cada coluna, estimando após leitura do gráfico.
Observações:
- Professor(a), destaque as características de construção de uma tabela e informe sua diferença em relação a um quadro com informações.