Execução de Pesquisa Amostral - Pesquisa sobre segurança no trânsito
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. (EM13MAT202) Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos. |
Objetivos
Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras;
Conteúdos
- Gráficos; Valores Relativos, Estimativa.
Recursos
- Caderno, Lápis, Borracha, Computador, Internet.
1a Etapa:
- Professor(a), peça que os alunos leiam os textos a seguir e, logo após, analisem os gráficos:
- “A condução de veículo motorizado após o consumo de bebidas alcoólicas, é fator de risco para ocorrência de acidentes de trânsito. A pesquisa estimou a proporção de indivíduos que conduziram veículo motorizado, carro ou motocicleta, após o consumo de bebida alcoólica, independentemente da quantidade de bebida consumida. Este percentual, para o Brasil, foi de 17,0% variando de 14,8% nas Regiões Sul e Sudeste a 23,4% na Região Norte. Na área rural a proporção (22,5%) era maior que na área urbana (16,2%)” (retirado da página 42 da publicação da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 ).
- “Em 2019, a proporção de homens que tinham o hábito de consumir bebida alcoólica ao menos uma vez por semana era de 37,1%, superior ao observado entre as mulheres (17,0%). A proporção de mulheres que consumiam bebida alcoólica uma vez ou mais por semana cresceu 4,1 pontos percentuais frente a 2013 (12,9%), enquanto o percentual dos homens ficou praticamente estável (36,3%)”. Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29471-pns-2019-cai-o-consumo-de-tabaco-mas-aumenta-o-de-bebida-alcoolica
- Professor(a), destaque as características dos gráficos: Título, eixos horizontal e vertical, escala, fonte, títulos das barras e dos eixos;
- Destaque, ainda, as características das informações quanto ao sexo, ao grupo das idades e grau de instrução.
2a Etapa:
- Prezado(a) professor(a), informe aos alunos que a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 trata-se de uma pesquisa amostral (para conhecer os detalhes da amostra utilizada na pesquisa veja na página 11 da publicação).
- Prezado(a) professor(a), divida a turma em grupos com 4 alunos e:
- Determine que pesquisem entre seus parentes e conhecidos: se utilizam carros particulares para se locomoverem a trabalho ou a passeio, se trocariam por transporte coletivo público ou alternativo; e os quilômetros diários percorridos.
- Informe que o grupo deve fazer a pesquisa em uma amostra aleatória simples;
- Os resultados devem ser exibidos através de gráficos de barras ou de setores, inclusive a média das distâncias percorridas. Clique no recurso "Principais tipos de gráficos para a educação” existente na página educa.ibge.gov.br;
Observações:
- Para enriquecer o assunto ouça com seus alunos os dois podcasts a seguir, de Gustavo Fontes, analista do IBGE para a pesquisa PNS2019: