Direitos Humanos das Mulheres e Meninas
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. (EM13MAT202) Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos. |
Objetivos
- Elaborar pesquisa e refletir sobre os direitos humanos das mulheres e meninas;
Conteúdos
- Leitura de texto;
- Leitura de gráfico pictórico e de colunas;
- Elaboração de pesquisa;
- Construção de gráfico de colunas.
Recursos
- Caderno, Lápis, Borracha, Computador, Internet.
1a Etapa:
- Professor(a), solicite que cada aluno leia o trecho a seguir retirado da segunda edição do estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil:
- “O maior envolvimento no trabalho não remunerado contribui para explicar a menor participação das mulheres no mercado de trabalho. O indicador Número de horas semanais dedicadas às atividades de cuidados de pessoas e/ou afazeres domésticos, por sexo (CMIG 1), ao ser desagregado segundo idade e localização geográfica, fornece informações para o monitoramento do ODS 5 (alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas) e é de extrema importância para dar visibilidade a esta forma de trabalho."
- Apresente para a turma os gráficos abaixo:
2a Etapa:
- O IBGE produziu um vídeo sobre a Fecundidade no Brasil. Solicite que os alunos acessem através do link. https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20826-taxa-de-fecundidade.html;
- Professor(a), dialogue com os alunos de modo que sejam correlacionadas as informações das três fontes;
3a Etapa:
- Professor, forme grupos de alunos e distribua temas para que realizem uma pesquisa sobre os direitos humanos das mulheres e meninas. Sugerimos alguns temas:
- Meninas no trabalho infantil;
- Maternidade e mercado de trabalho;
- Violência doméstica;
- Diferença salarial entre homens e mulheres;
- As diferenças entre as mulheres segundo as informações de cor/raça.
- Determine que os alunos criem um gráfico de colunas, fotografe e coloque em um vlog para consulta de todos da turma;
OBSERVAÇÔES:
- Professor(a), pesquise sobre ferramentas de criação de vlog. A maioria é gratuita;
- Para saber mais sobre gráficos, visite o link PRINCIPAIS TIPOS DE GRÁFICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA