Direitos Humanos das Mulheres e Meninas

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

(EM13MAT202) Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.


Objetivos

  • Elaborar pesquisa e refletir sobre os direitos humanos das mulheres e meninas;

Conteúdos

  • Leitura de texto;
  • Leitura de gráfico pictórico e de colunas;
  • Elaboração de pesquisa;
  • Construção de gráfico de colunas.

Recursos

  • Caderno, Lápis, Borracha, Computador, Internet.

1a Etapa: 

  • Professor(a), solicite que cada aluno leia o trecho a seguir retirado da segunda edição do estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil - 3ª edição:
  • "Em 2022, 28,0% das mulheres estavam ocupadas em tempo parcial (de até 30 horas semanais), quase o dobro (14,4%) do verificado para os homens (CMIG 1.14). Na desagregação espacial, observa-se que as Regiões Norte e Nordeste apresentaram as maiores proporções de mulheres ocupadas em trabalho parcial, 36,9% e 36,5%, respectivamente. Na análise por cor ou raça, as mulheres pretas ou pardas exerciam mais o trabalho parcial (30,9%) em comparação com as brancas (24,9%)."
  • Apresente para a turma os gráficos abaixo:

2a Etapa:   

3a Etapa: 

  • Professor, forme grupos de alunos e distribua temas para que realizem uma pesquisa sobre os direitos humanos das mulheres e meninas. Sugerimos alguns temas:
    • Meninas no trabalho infantil;
    • Maternidade e mercado de trabalho;
    • Violência doméstica;
    • Diferença salarial entre homens e mulheres;
    • As diferenças entre as mulheres segundo as informações de cor/raça.
  • Determine que os alunos criem um gráfico de colunas, fotografe e coloque em um vlog para consulta de todos da turma;

Observações: