Direitos Humanos das Mulheres e Meninas

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

(EM13MAT202) Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.


Objetivos

  • Elaborar pesquisa e refletir sobre os direitos humanos das mulheres e meninas;

Conteúdos

  • Leitura de texto;
  • Leitura de gráfico pictórico e de colunas;
  • Elaboração de pesquisa;
  • Construção de gráfico de colunas.

Recursos

  • Caderno, Lápis, Borracha, Computador, Internet.

1a Etapa: 

  • Professor(a), solicite que cada aluno leia o trecho a seguir retirado da segunda edição do estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil:
  • “O maior envolvimento no trabalho não remunerado contribui para explicar a menor participação das mulheres no mercado de trabalho. O indicador Número de horas semanais dedicadas às atividades de cuidados de pessoas e/ou afazeres domésticos, por sexo (CMIG 1), ao ser desagregado segundo idade e localização geográfica, fornece informações para o monitoramento do ODS 5 (alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas) e é de extrema importância para dar visibilidade a esta forma de trabalho."
  • Apresente para a turma os gráficos abaixo:

2a Etapa:   

3a Etapa: 

  • Professor, forme grupos de alunos e distribua temas para que realizem uma pesquisa sobre os direitos humanos das mulheres e meninas. Sugerimos alguns temas:
    • Meninas no trabalho infantil;
    • Maternidade e mercado de trabalho;
    • Violência doméstica;
    • Diferença salarial entre homens e mulheres;
    • As diferenças entre as mulheres segundo as informações de cor/raça.
  • Determine que os alunos criem um gráfico de colunas, fotografe e coloque em um vlog para consulta de todos da turma;

OBSERVAÇÔES: