Produção de Texto: Quem acessa a Internet?

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

(EM13MAT407) Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos (histograma, de caixa (box-plot), de ramos e folhas, entre outros), reconhecendo os mais eficientes para sua análise.

Objetivos

  • Produzir um texto dissertativo argumentativo sobre as condições de utilização da Internet pela população do País.

Conteúdos

  • Produção de texto;
  • Leitura de gráfico;
  • Análise sintética.

Recursos

  • Computador, Internet, TICs.

1a Etapa: 

Prezado(o) Professor(a), no quarto trimestre de 2019 foi investigado, através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, o módulo temático sobre Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC nos aspectos de acesso à Internet.

"A Internet era utilizada em 82,7% dos domicílios do País em 2019. O crescimento mais acelerado da utilização da Internet nos domicílios da área rural contribuiu para reduzir a grande diferença em relação aos da área urbana. De 2018 para 2019, o percentual de domicílios em que a Internet era utilizada passou de 83,8% para 86,7%, em área urbana, e aumentou de 49,2% para 55,6%, em área rural.

No País, o rendimento real médio per capita nos domicílios em que havia utilização da Internet (R$ 1527,00) foi o dobro do rendimento nos que não utilizavam esta rede (R$ 728,00). A grande diferença entre esses dois rendimentos foi observada em todas as Grandes Regiões."

 2a Etapa: 

 Professor(a), analise com os alunos os gráficos abaixo retirados da página 6 da publicação “Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019

 

3a Etapa: 

  • Professor, considerando o trecho lindo na etapa 1 e os gráficos da etapa 2, divida os alunos em grupos de até 4 alunos e solicite que criem, coletivamente, um texto dissertativo argumentativo sobre o uso da Internet pela população do País.
  • Sugerimos que, quando possível, os alunos utilizem os recursos de criação coletiva de texto existentes na Internet.
  • Professor(a) crie um blog e insira os textos produzidos, compartilhando com os alunos e analisando, junto com a turma, após a entrega por todos. (Procure adaptar essa atividade à realidade da sua escola).