Lugares com Nomes Indígenas

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas;

(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.

Objetivos

  • Construir tabela e gráfico com informações de lugares com nomes indígenas.

Conteúdos

  • Construção de tabela;
  • Leitura de gráficos;
  • Construção de gráficos;
  • Valores Relativos.

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

1a Etapa: 

2a Etapa: 

  • Professor(a), divida a turma em grupos para que pesquisem cidades que possuam nomes indígenas. As Unidades Federativas têm que ser diferentes para cada grupo;
  • Utilize o site “Cidades@” para pesquisar os nomes das cidades.
  • Determine que os alunos calculem o percentual de cidades com nomes indígenas em relação ao total de cidade da Unidade Federativa escolhida;
  • Solicite que construam uma tabela para exibir essas informações. Destaque, para os alunos, as características do layout de uma tabela, os títulos da tabela e das colunas e linhas e a fonte da informação;
  • Determine, ainda, que construa um gráfico de setores. Utilize o recurso: Principais tipos de gráficos para a educação básica.
  • Os alunos devem finalizar sua pesquisa buscando o significado de alguns nomes e sua origem.

 

OBSERVAÇÕES:

Para mais informações sobre os indígenas no Censo 2010: