Lugares com Nomes Indígenas
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
|
(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas; (EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. |
Objetivos
- Construir tabela e gráfico com informações de lugares com nomes indígenas.
Conteúdos
- Construção de tabela;
- Leitura de gráficos;
- Construção de gráficos;
- Valores Relativos.
Recursos
- Computador, Internet, TICs, lápis, papel.
1a Etapa:
- Prezado(a) Professor(a), proponha aos alunos a leitura do informativo Brasil Indígena com informações coletadas no Censo 2010: Frente: https://indigenas.ibge.gov.br/images/pdf/indigenas/folder_indigenas_web.pdf; Verso: https://indigenas.ibge.gov.br/images/pdf/indigenas/verso_mapa_web.pdf
- Os alunos devem procurar as seguintes informações:
- Quantas etnias foram contabilizadas?
- Quantas línguas indígenas?
- Outras informações também podem ser encontradas no site dedicado ao tema no Portal do IBGE.
2a Etapa:
- Professor(a), divida a turma em grupos para que pesquisem cidades que possuam nomes indígenas. As Unidades Federativas têm que ser diferentes para cada grupo;
- Utilize o site “Cidades@” para pesquisar os nomes das cidades.
- Determine que os alunos calculem o percentual de cidades com nomes indígenas em relação ao total de cidade da Unidade Federativa escolhida;
- Solicite que construam uma tabela para exibir essas informações. Destaque, para os alunos, as características do layout de uma tabela, os títulos da tabela e das colunas e linhas e a fonte da informação;
- Determine, ainda, que construa um gráfico de setores. Utilize o recurso: Principais tipos de gráficos para a educação básica.
- Os alunos devem finalizar sua pesquisa buscando o significado de alguns nomes e sua origem.
OBSERVAÇÕES:
Para mais informações sobre os indígenas no Censo 2010: