Setor dos Serviços no Brasil

Setor dos Serviços no Brasil

Indicação de ano

Ensino Fundamental II

Descrição

A atividade incentiva os alunos a refletirem sobre como os serviços no Brasil contribuem para a atividade econômica

Palavras-chave

Letramento, Gráfico, Tabela, Serviços

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF06MA32Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros

 

 Objetivos

  • Analisar dados estatísticos de crescimento econômico;

  • Desenvolver habilidades de interpretação de gráficos e tabelas;

  • Relacionar o impacto econômico nas diferentes regiões do Brasil;

  • Refletir sobre a importância dos serviços no cotidiano.

 

Conteúdos

  • Gráfico;

  • Tabela;

  • Elaborar Texto.

 

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

 

 

 

 

 

 1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), em setembro de 2024 o IBGE publicou a “Pesquisa Mensal de Serviços”.

  • Apresente e explique os três setores econômicos:

    • Primário: Agricultura, pesca, pecuária;

    • Secundário: Indústria, construção;

    • Terciário: Serviços (transporte, turismo, saúde, educação, tecnologia).

  • Dê exemplos de serviços usados pelos alunos (professores, ônibus, telefone, cinema)

  •  Divida os alunos em grupos e determine que façam uma lista dos serviços mais usados em casa e na escola. Eles devem organizar os serviços por importância.

  • Fale sobre o crescimento dos serviços no Brasil (15,4% acima do nível de fevereiro de 2020) e 1,2% em julho/2024, em relação ao mês de junho/2024.

  • Entregue aos alunos a tabela da seção de recursos com dados de crescimento do setor de serviços. Mostre como interpretar uma tabela: o que os números representam, como as porcentagens indicam crescimento ou diminuição, título da tabela, das linhas e colunas, regras de construção e fonte.

  • Elabore perguntas e solicite aos alunos para responderem perguntas baseadas na tabela.

 

2a Etapa:  

  • Entregue aos alunos o gráfico da seção de recursos:

    • Apresente o impacto regional dos serviços. Destaque as regiões onde o setor de serviços mais cresceu e onde houve quedas;

    • Discuta com a turma por que algumas regiões cresceram mais que outras. O que faz São Paulo, Rio de Janeiro ou o Distrito Federal se destacarem? Por que regiões como Rio Grande do Sul e Mato Grosso tiveram queda?

    • Divida a turma em grupos e determine que cada grupo analise uma região do Brasil (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) e apresente os serviços mais utilizados em sua região.

 

3a Etapa:  

  • Solicite aos alunos que reflitam sobre a importância dos serviços em suas vidas diárias. O que seria diferente se alguns serviços não existissem?

  • Determine aos alunos que escrevam um pequeno texto respondendo: "Como os serviços afetam a minha vida e a economia da minha cidade?"

 

Observações: