Setor dos Serviços no Brasil
Setor dos Serviços no Brasil |
|
Indicação de ano |
Ensino Fundamental II |
Descrição |
A atividade incentiva os alunos a refletirem sobre como os serviços no Brasil contribuem para a atividade econômica |
Palavras-chave |
Letramento, Gráfico, Tabela, Serviços |
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
|
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. (EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros |
Objetivos
-
Analisar dados estatísticos de crescimento econômico;
-
Desenvolver habilidades de interpretação de gráficos e tabelas;
-
Relacionar o impacto econômico nas diferentes regiões do Brasil;
-
Refletir sobre a importância dos serviços no cotidiano.
Conteúdos
-
Gráfico;
-
Tabela;
-
Elaborar Texto.
Recursos
-
Computador, Internet, TICs, lápis, papel.
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a), em setembro de 2024 o IBGE publicou a “Pesquisa Mensal de Serviços”.
-
Apresente e explique os três setores econômicos:
-
Primário: Agricultura, pesca, pecuária;
-
Secundário: Indústria, construção;
-
Terciário: Serviços (transporte, turismo, saúde, educação, tecnologia).
-
-
Dê exemplos de serviços usados pelos alunos (professores, ônibus, telefone, cinema)
-
Divida os alunos em grupos e determine que façam uma lista dos serviços mais usados em casa e na escola. Eles devem organizar os serviços por importância.
-
Fale sobre o crescimento dos serviços no Brasil (15,4% acima do nível de fevereiro de 2020) e 1,2% em julho/2024, em relação ao mês de junho/2024.
-
Entregue aos alunos a tabela da seção de recursos com dados de crescimento do setor de serviços. Mostre como interpretar uma tabela: o que os números representam, como as porcentagens indicam crescimento ou diminuição, título da tabela, das linhas e colunas, regras de construção e fonte.
-
Elabore perguntas e solicite aos alunos para responderem perguntas baseadas na tabela.
2a Etapa:
-
Entregue aos alunos o gráfico da seção de recursos:
-
Apresente o impacto regional dos serviços. Destaque as regiões onde o setor de serviços mais cresceu e onde houve quedas;
-
Discuta com a turma por que algumas regiões cresceram mais que outras. O que faz São Paulo, Rio de Janeiro ou o Distrito Federal se destacarem? Por que regiões como Rio Grande do Sul e Mato Grosso tiveram queda?
-
Divida a turma em grupos e determine que cada grupo analise uma região do Brasil (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) e apresente os serviços mais utilizados em sua região.
-
3a Etapa:
-
Solicite aos alunos que reflitam sobre a importância dos serviços em suas vidas diárias. O que seria diferente se alguns serviços não existissem?
-
Determine aos alunos que escrevam um pequeno texto respondendo: "Como os serviços afetam a minha vida e a economia da minha cidade?"
Observações:
-
Acesse o Release da apresentação da pesquisa;
-
Sugerimos que convidem os professores de História e Geografia para contribuírem com a aula;
-
Acesso a “Pesquisa Mensal de Serviços”