Pobreza e orçamento familiar

 

Pobreza e Orçamento Familiar

Indicação de ano

ENSINO MÉDIO

Título

Pobreza e Orçamento Familiar

Descrição

A atividade apresenta informações estatísticas sobre a POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) e solicita ao aluno que construa um texto colaborativo ao considerar os aspectos regionais e de educação

Palavras-chave

POF, Família, Orçamento

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas;

Objetivos

  • Compreender a desigualdade regional no Brasil a partir de dados não monetários como a escolaridade;
  • Elaborar um texto argumentativo.

Conteúdos

  • Informações Estatísticas em Gráficos;
  • Elaboração de Texto.

Recursos

  • Lápis ou canetas hidrográficas

Recursos

Professor(a), o IBGE realiza a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) que investiga indicadores sociais relevantes para a análise de condições de vida no Brasil. Alguns desses indicadores são: Composição Familiar, Educação, Trabalho e Renda, Habitação, Acesso a Serviços Públicos, Localização Geográfica, Situação de Vulnerabilidade Específica.

Para melhor avaliar os indicadores, o IBGE definiu o Índice de Pobreza Multidimensional (IPV) que abrange as seguintes dimensões: Moradia, Acesso aos serviços de utilidade pública, Saúde e alimentação, Educação, Acesso aos serviços financeiros e padrão de vida, Transporte e lazer. O IPM varia de 0 a 100, sendo que: 0 = nenhuma pobreza multidimensional e 100 = máxima pobreza multidimensional possível.

Conheça mais sobre a pesquisa POF já realizada: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20584-ibge-explica-pof.html.

A POF terá uma nova versão em 2025. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zSntD6UVx-c&t=36s.

 

1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a):

  • Distribua aos alunos as informações destacadas acima e o gráfico. Converse com os alunos sobre as informações destacadas na seção de Recurso considerando:
    • As características sociais das Regiões Administrativas;
    • A importância da educação no desenvolvimento da sociedade;
    • A distribuição por regiões e estados brasileiros;
    • As diferenças regionais nas condições de vida;
    • O impacto social sobre o orçamento familiar.

 2a Etapa: 

 Professor(a):

  • Divida a turma em grupos, determine que debatam entre si e construam um texto coletivo dissertativo argumentativo sobre tema Orçamento Familiar considerando o debate em sala e as informações dos gráficos.

 Observações: