Pobreza e orçamento familiar
Pobreza e Orçamento Familiar |
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Indicação de ano |
ENSINO MÉDIO |
Título |
Pobreza e Orçamento Familiar |
Descrição |
A atividade apresenta informações estatísticas sobre a POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) e solicita ao aluno que construa um texto colaborativo ao considerar os aspectos regionais e de educação |
Palavras-chave |
POF, Família, Orçamento |
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
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(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas; |
Objetivos
- Compreender a desigualdade regional no Brasil a partir de dados não monetários como a escolaridade;
- Elaborar um texto argumentativo.
Conteúdos
- Informações Estatísticas em Gráficos;
- Elaboração de Texto.
Recursos
- Lápis ou canetas hidrográficas
Recursos
Professor(a), o IBGE realiza a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) que investiga indicadores sociais relevantes para a análise de condições de vida no Brasil. Alguns desses indicadores são: Composição Familiar, Educação, Trabalho e Renda, Habitação, Acesso a Serviços Públicos, Localização Geográfica, Situação de Vulnerabilidade Específica.
Para melhor avaliar os indicadores, o IBGE definiu o Índice de Pobreza Multidimensional (IPV) que abrange as seguintes dimensões: Moradia, Acesso aos serviços de utilidade pública, Saúde e alimentação, Educação, Acesso aos serviços financeiros e padrão de vida, Transporte e lazer. O IPM varia de 0 a 100, sendo que: 0 = nenhuma pobreza multidimensional e 100 = máxima pobreza multidimensional possível.
Conheça mais sobre a pesquisa POF já realizada: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20584-ibge-explica-pof.html.
A POF terá uma nova versão em 2025. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zSntD6UVx-c&t=36s.
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a):
- Distribua aos alunos as informações destacadas acima e o gráfico. Converse com os alunos sobre as informações destacadas na seção de Recurso considerando:
- As características sociais das Regiões Administrativas;
- A importância da educação no desenvolvimento da sociedade;
- A distribuição por regiões e estados brasileiros;
- As diferenças regionais nas condições de vida;
- O impacto social sobre o orçamento familiar.
2a Etapa:
Professor(a):
- Divida a turma em grupos, determine que debatam entre si e construam um texto coletivo dissertativo argumentativo sobre tema Orçamento Familiar considerando o debate em sala e as informações dos gráficos.
Observações:
- Publicação: Evolução dos Indicadores não Monetários de Pobreza e Qualidade de Vida no Brasil com Base na Pesquisa de Orçamentos Familiares. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102021_informativo.pdf >. Acesso em: Abr. 2025.
- Pesquisa de Orçamento Familiar já realizada. Veja aqui. (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20584-ibge-explica-pof.html)
- Nova versão da Pesquisa de Orçamento Familiar que será realizada em 2025. ( https://www.youtube.com/watch?v=zSntD6UVx-c&t=36s )
- Veja essa outra atividade sobre a POF: Analisando o consumo de diferentes tipos de alimentos no Brasil - Pesquisa de Orçamentos Familiares ( https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-atividades/21134-analisando-o-consumo-de-diferentes-tipos-de-alimentos-no-brasil-pesquisa-de-orcamentos-familiares.html).