Feijão e Arroz na Mesa
Feijão e Arroz na Mesa |
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ENSINO MÉDIO |
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Feijão e Arroz na Mesa |
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A atividade propõe uma leitura crítica e produção de gráficos após conhecer informações da safra agrícola de 2025. |
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Feijão, Arroz, Agricultura, Agro, Estatística |
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Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
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(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. (EM13MAT406) Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra. |
Objetivos
- Realizar leitura crítica e produzir gráficos após leitura e interpretação de texto e gráficos estatísticos da safra agrícola de 2025.
Conteúdos
- Informações estatísticas em texto;
- Construção de gráfico.
Recursos
- Lápis ou canetas hidrográficas, papel quadriculado
O IBGE realizou a estimativa da safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2025, no valor de 340,5 milhões de toneladas, representando um aumento de 16,3% em relação à safra de 2024 (292,7 milhões t). Destacamos, abaixo, as principais culturas:
- Soja (em grão): 165,5 milhões t, variação de +14,2%, em relação a 2024
- Milho (em grão): 137,6 milhões t, variação total de +19,9%, em relação a 2024
- Arroz (em casca): 12,5 milhões t, variação de +17,7%, em relação a 2024
- Trigo (em grão): 7,7 milhões t, variação de +2,3%, em relação a 2024
- Feijão (em grão): 3,1 milhões t, variação de +0,4%, em relação a 2024
- Algodão herbáceo (em caroço): 9,5 milhões t, variação de +7,1%, em relação a 2024
- Sorgo (em grão): 4,9 milhões t, variação de +23,6%, em relação a 2024
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a):
- Distribua para os alunos o texto e os gráficos da seção de recursos;
- Destaque, junto aos alunos, as características dos gráficos: tipo de gráfico, título do gráfico, título dos eixos, escala, legenda e fonte;
- Determine um tempo de 5 minutos para que os alunos leiam o texto e observem entendam os gráficos;
- Dialogue, com os alunos, sobre as informações do texto e do gráfico, destacando:
- Safra presente na mesa do brasileiro;
- Safra destinada à exportação;
- Produtos de valor agregado provenientes das safras;
2a Etapa:
Professor(a):
- Faça grupos com os alunos da turma.
- Determine que os alunos do grupo construam gráficos com os seguintes títulos:
- Produção de cereais, leguminosas e oleaginosas – Brasil 2025, e;
- Variação da produção em relação a 2024 (%);
- Para saber mais sobre produção de gráficos, veja o recurso “Principais tipos de gráficos na educação” (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
Observações:
- Principais tipos de Gráficos na Educação (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
- Agência de Notícias do IBGE (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/44222-em-julho-ibge-preve-safra-de-340-5-milhoes-de-toneladas-para-2025);
- Publicação da Pesquisa. (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2415/epag_2025_jul.pdf);