Feijão e Arroz na Mesa

Feijão e Arroz na Mesa

ENSINO MÉDIO

 

Feijão e Arroz na Mesa

 

A atividade propõe uma leitura crítica e produção de gráficos após conhecer informações da safra agrícola de 2025.

 

Feijão, Arroz, Agricultura, Agro, Estatística

 

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

(EM13MAT406) Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra.

Objetivos

  • Realizar leitura crítica e produzir gráficos após leitura e interpretação de texto e gráficos estatísticos da safra agrícola de 2025.

Conteúdos

  • Informações estatísticas em texto;
  • Construção de gráfico.

Recursos

  • Lápis ou canetas hidrográficas, papel quadriculado

O IBGE realizou a estimativa da safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2025, no valor de 340,5 milhões de toneladas, representando um aumento de 16,3% em relação à safra de 2024 (292,7 milhões t). Destacamos, abaixo, as principais culturas:

  • Soja (em grão): 165,5 milhões t, variação de +14,2%, em relação a 2024
  • Milho (em grão): 137,6 milhões t, variação total de  +19,9%, em relação a 2024
  • Arroz (em casca): 12,5 milhões t, variação de +17,7%, em relação a 2024
  • Trigo (em grão): 7,7 milhões t, variação de +2,3%, em relação a 2024
  • Feijão (em grão): 3,1 milhões t, variação de +0,4%, em relação a 2024
  • Algodão herbáceo (em caroço): 9,5 milhões t, variação de +7,1%, em relação a 2024
  • Sorgo (em grão): 4,9 milhões t, variação de +23,6%, em relação a 2024

1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a):

  • Distribua para os alunos o texto e os gráficos da seção de recursos;
  • Destaque, junto aos alunos, as características dos gráficos: tipo de gráfico, título do gráfico, título dos eixos, escala, legenda e fonte;
  • Determine um tempo de 5 minutos para que os alunos leiam o texto e observem entendam os gráficos;
  • Dialogue, com os alunos, sobre as informações do texto e do gráfico, destacando:
    • Safra presente na mesa do brasileiro;
    • Safra destinada à exportação;
    • Produtos de valor agregado provenientes das safras;

 2a Etapa: 

 Professor(a):

Observações: