Produção da Pecuária e da Aquicultura
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Produção da Pecuária e da Aquicultura |
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Indicação de ano |
ENSINO MÉDIO |
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Título |
Produção da Pecuária e da Aquicultura |
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Descrição |
Esta atividade desenvolve habilidades de coleta, organização, representação e interpretação de dados estatísticos ao usar dados reais para tornar o aprendizado mais significativo e contextualizado. |
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Palavras-chave |
Produção Pecuária, Aquicultura, Letramento Estatístico |
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Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
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(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central. (EM13MAT407) Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos (histograma, de caixa (box-plot), de ramos e folhas, entre outros), reconhecendo os mais eficientes para sua análise. |
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Objetivos
- Desenvolver habilidades de coleta, organização, representação e interpretação de dados estatísticos.
- Usar dados reais para tornar o aprendizado mais significativo e contextualizado.
Conteúdos
- Informações estatísticas em texto;
- Construção de tabela e gráfico.
Recursos
- Lápis ou canetas hidrográficas, papel milimetrado.
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a), distribua, leia e debata o texto a seguir, junto aos alunos:
Em 2024, o Brasil teve um ótimo resultado na produção de produtos de origem animal:
- Valor total da produção: R$ 132,8 bilhões;
- Produção de origem animal: R$ 121,1 bilhões (crescimento de 8,2% sobre 2023);
- O município de Casa Nova (BA) tem o maior número de rebanhos de cabras e ovelhas.
- Aquicultura: R$ 11,7 bilhões (crescimento de 15,4%);
- As cidades de Morada Nova de Minas (MG) e Aracati (CE) são as principais produtoras de camarões e peixes.
- Produção de leite: 35,7 bilhões de litros (recorde);
- Valor da produção de leite: R$ 87,5 bilhões (alta de 9,4%);
- A cidade de Castro (PR) é a maior produtora de leite do país.
- Produção de ovos de galinha: 5,4 bilhões de dúzias (alta de 8,6 %).
- A cidade de Santa Maria de Jetibá (ES) lidera na criação de aves e ovos.
- Produção de mel: 67,3 milhões de quilos (crescimento de 4,9 %).
- A cidade de Santa Luzia do Paruá (MA) lidera entre os municípios produtores de mel.
- Produção de peixes: 724,9 mil toneladas (crescimento de 10,3 %).
- Produção de camarão em cativeiro: 146,8 mil toneladas (crescimento de 15,2 %).
2a Etapa:
Professor(a), após a leitura do texto com os alunos:
- Faça grupos com os alunos da turma.
- Cada grupo escolherá uma ou duas variáveis dentre os dados do IBGE para investigar mais a fundo. Exemplos de variáveis:
- Produção de leite (litros)
- Produção de ovos (dúzias)
- Produção de mel (kg)
- Produção de peixes (toneladas)
- Produção de camarão (toneladas)
- Determine que cada grupo defina uma pergunta investigativa. Exemplos:
- Qual foi o aumento percentual da aquicultura de 2023 para 2024?
- Qual fatia (proporção) da produção peixes corresponde à produção de camarão?
- Os alunos recebem os valores reais da pesquisa (como listado acima).
- Precisam organizar esses valores numa tabela de frequência (ou tabela comparativa).
3a Etapa:
Professor(a), após a coleta dos dados, solicite que os alunos calculem:
- Taxa de crescimento ou variação percentual entre 2023 e 2024 (quando os dados estiverem disponíveis).
- Proporções relativas (por exemplo: produção de ovos ÷ total da produção animal).
- Comparações entre variáveis (ex: quantas vezes maior é a produção de leite do que de mel?).
4a Etapa:
Professor(a), solicite que os alunos:
- Representem as informações em pelo menos dois tipos de gráficos: de colunas (ou barras) e de setores (gráfico de pizza):
- Podem ser utilizados cartolinas ou papel milimetrado ou versões digitais.
- Veja o recurso ‘Principais tipos de Gráficos na Educação’ (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
- Após, solicite que o grupo faça a apresentação das informações para toda a turma.
Observações:
- Permita aos alunos criarem versões dos gráficos manuais com cartolina ou versões digitais (Excel, Google Planilhas, Canva etc.)
- Construa um blog e insira os trabalhos dos alunos, permitindo comentários de colegas.
- Principais tipos de Gráficos na Educação (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
- Veja essas informações em Agência de Notícias do IBGE. (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/44534-valor-da-producao-da-pecuaria-e-da-aquicultura-chega-a-r-132-8-bilhoes-em-2024-com-recorde-nas-producoes-de-leite-ovos-de-galinha-e-mel);
- Publicação da Pesquisa. (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/84/ppm_2024_v52_br_informativo.pdf);