Produção da Pecuária e da Aquicultura

 

Produção da Pecuária e da Aquicultura

Indicação de ano

ENSINO MÉDIO

Título

Produção da Pecuária e da Aquicultura

Descrição

Esta atividade desenvolve habilidades de coleta, organização, representação e interpretação de dados estatísticos ao usar dados reais para tornar o aprendizado mais significativo e contextualizado.

Palavras-chave

Produção Pecuária, Aquicultura, Letramento Estatístico

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

(EM13MAT407) Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos (histograma, de caixa (box-plot), de ramos e folhas, entre outros), reconhecendo os mais eficientes para sua análise.

Objetivos

  • Desenvolver habilidades de coleta, organização, representação e interpretação de dados estatísticos.
  • Usar dados reais para tornar o aprendizado mais significativo e contextualizado.

Conteúdos

  • Informações estatísticas em texto;
  • Construção de tabela e gráfico.

Recursos

  • Lápis ou canetas hidrográficas, papel milimetrado.

 

1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), distribua, leia e debata o texto a seguir, junto aos alunos:

Em 2024, o Brasil teve um ótimo resultado na produção de produtos de origem animal:

  • Valor total da produção: R$ 132,8 bilhões;
  • Produção de origem animal: R$ 121,1 bilhões (crescimento de 8,2% sobre 2023);
    • O município de Casa Nova (BA) tem o maior número de rebanhos de cabras e ovelhas.
  • Aquicultura: R$ 11,7 bilhões (crescimento de 15,4%);
    • As cidades de Morada Nova de Minas (MG) e Aracati (CE) são as principais produtoras de camarões e peixes.
  • Produção de leite: 35,7 bilhões de litros (recorde);
  • Valor da produção de leite: R$ 87,5 bilhões (alta de 9,4%);
    • A cidade de Castro (PR) é a maior produtora de leite do país.
  • Produção de ovos de galinha: 5,4 bilhões de dúzias (alta de 8,6 %).
    • A cidade de Santa Maria de Jetibá (ES) lidera na criação de aves e ovos.
  • Produção de mel: 67,3 milhões de quilos (crescimento de 4,9 %).
    • A cidade de Santa Luzia do Paruá (MA) lidera entre os municípios produtores de mel.
  • Produção de peixes: 724,9 mil toneladas (crescimento de 10,3 %).
  • Produção de camarão em cativeiro: 146,8 mil toneladas (crescimento de 15,2 %).

 2a Etapa: 

 

Professor(a), após a leitura do texto com os alunos:

  • Faça grupos com os alunos da turma.
  • Cada grupo escolherá uma ou duas variáveis dentre os dados do IBGE para investigar mais a fundo. Exemplos de variáveis:
    • Produção de leite (litros)
    • Produção de ovos (dúzias)
    • Produção de mel (kg)
    • Produção de peixes (toneladas)
    • Produção de camarão (toneladas)
  • Determine que cada grupo defina uma pergunta investigativa. Exemplos:
    • Qual foi o aumento percentual da aquicultura de 2023 para 2024?
    • Qual fatia (proporção) da produção peixes corresponde à produção de camarão?
  • Os alunos recebem os valores reais da pesquisa (como listado acima).
  • Precisam organizar esses valores numa tabela de frequência (ou tabela comparativa).

 

3a Etapa: 

Professor(a), após a coleta dos dados, solicite que os alunos calculem:

  • Taxa de crescimento ou variação percentual entre 2023 e 2024 (quando os dados estiverem disponíveis).
  • Proporções relativas (por exemplo: produção de ovos ÷ total da produção animal).
  • Comparações entre variáveis (ex: quantas vezes maior é a produção de leite do que de mel?).

 

4a Etapa: 

Professor(a), solicite que os alunos:

 

Observações:

  • Permita aos alunos criarem versões dos gráficos manuais com cartolina ou versões digitais (Excel, Google Planilhas, Canva etc.)
  • Construa um blog e insira os trabalhos dos alunos, permitindo comentários de colegas.
  • Principais tipos de Gráficos na Educação (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
  • Veja essas informações em Agência de Notícias do IBGE. (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/44534-valor-da-producao-da-pecuaria-e-da-aquicultura-chega-a-r-132-8-bilhoes-em-2024-com-recorde-nas-producoes-de-leite-ovos-de-galinha-e-mel);
  • Publicação da Pesquisa. (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/84/ppm_2024_v52_br_informativo.pdf);