Agricultura nos Municípios
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Agricultura nos Municípios |
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Indicação de ano |
ENSINO FUNDAMENTAL II |
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Título |
Agricultura nos Municípios |
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Descrição |
Esta atividade desenvolve habilidades de construção de gráficos a partir de informações de um quadro. |
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Palavras-chave |
Produção Agrícola, Gráfico, Letramento |
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Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
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(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas |
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Objetivos
- Desenvolver habilidades de construção de gráficos a partir de informações de um quadro.
Conteúdos
- Informações estatísticas em texto;
- Construção de gráfico.
Recursos
- Lápis ou canetas hidrográficas, papel milimetrado.
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a), distribua, leia e debata o texto e a tabela a seguir, junto aos alunos:
Em 2024, o valor total da produção agrícola brasileira foi de R$ 783,2 bilhões, uma queda de 3,9% em relação a 2023. Essa redução foi causada, principalmente, pela diminuição da produção de grãos (–7,5%), pela queda nos preços da soja e do milho, e pelos efeitos climáticos do fenômeno El Niño, que provocou estiagens no Centro-Norte e Sudeste e partes do Paraná. Veja os principais resultados:
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Produto |
Variação na produção |
Variação no valor |
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Soja |
–5,0% |
–25,4% |
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Milho |
–12,9% |
–13,5% |
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Cana-de-açúcar |
–2,9% |
+3,0% |
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Café |
+1,2% |
+58,1% |
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Algodão |
+13,7% |
+4,3% |
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Arroz |
+3,8% |
+25,7% |
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Laranja |
–11,1% |
+42,4% |
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Banana |
+2,1% |
+15,2% |
2a Etapa:
Professor(a), após a leitura do texto com os alunos:
- Faça grupos com os alunos da turma.
- Determine que os alunos construam uma tabela e façam um gráfico de colunas ou de barras com as informações do quadro da 1ª Etapa. Note que existem valores positivos e negativos.
- Veja o recurso ‘Principais tipos de Gráficos na Educação’ (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
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Produto |
Variação na produção |
Variação no valor |
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Soja |
–5,0% |
–25,4% |
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Milho |
–12,9% |
–13,5% |
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Cana-de-açúcar |
–2,9% |
+3,0% |
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Café |
+1,2% |
+58,1% |
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Algodão |
+13,7% |
+4,3% |
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Arroz |
+3,8% |
+25,7% |
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Laranja |
–11,1% |
+42,4% |
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Banana |
+2,1% |
+15,2% |

Observações:
- Incentive os alunos confeccionarem o gráfico com: tampinhas de garrafa (para representar quantidades ou categorias), palitos de picolé ou churrasco (para colunas e eixos), cartolina, papel kraft ou papel cartão (base do gráfico), papel colorido (para barras, setores ou linhas).
- Permita aos alunos criarem versões dos gráficos manuais com cartolina ou versões digitais (Excel, Google Planilhas, Canva etc.)
- Construa um blog e insira os trabalhos dos alunos, permitindo comentários de colegas.
- Principais tipos de Gráficos na Educação (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
- Veja essas informações em Agência de Notícias do IBGE. (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/44465-pam-2024-com-queda-nos-precos-e-na-safra-de-graos-valor-da-producao-agricola-cai-pelo-segundo-ano-seguido);
- Publicação da Pesquisa. (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/66/pam_2024_v51_br_informativo.pdf);