Agricultura nos Municípios

Agricultura nos Municípios

Indicação de ano

ENSINO FUNDAMENTAL II

Título

Agricultura nos Municípios

Descrição

Esta atividade desenvolve habilidades de construção de gráficos a partir de informações de um quadro.

Palavras-chave

Produção Agrícola, Gráfico, Letramento

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas

Objetivos

  • Desenvolver habilidades de construção de gráficos a partir de informações de um quadro.

Conteúdos

  • Informações estatísticas em texto;
  • Construção de gráfico.

Recursos

  • Lápis ou canetas hidrográficas, papel milimetrado.

 

1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), distribua, leia e debata o texto e a tabela a seguir, junto aos alunos:

 

Em 2024, o valor total da produção agrícola brasileira foi de R$ 783,2 bilhões, uma queda de 3,9% em relação a 2023. Essa redução foi causada, principalmente, pela diminuição da produção de grãos (–7,5%), pela queda nos preços da soja e do milho, e pelos efeitos climáticos do fenômeno El Niño, que provocou estiagens no Centro-Norte e Sudeste e partes do Paraná. Veja os principais resultados:

Produto

Variação na produção

Variação no valor

Soja

–5,0%

–25,4%

Milho

–12,9%

–13,5%

Cana-de-açúcar

–2,9%

+3,0%

Café

+1,2%

+58,1%

Algodão

+13,7%

+4,3%

Arroz

+3,8%

+25,7%

Laranja

–11,1%

+42,4%

Banana

+2,1%

+15,2%

 2a Etapa: 

 

Professor(a), após a leitura do texto com os alunos:

 

Produto

Variação na produção

Variação no valor

Soja

–5,0%

–25,4%

Milho

–12,9%

–13,5%

Cana-de-açúcar

–2,9%

+3,0%

Café

+1,2%

+58,1%

Algodão

+13,7%

+4,3%

Arroz

+3,8%

+25,7%

Laranja

–11,1%

+42,4%

Banana

+2,1%

+15,2%

Observações:

  • Incentive os alunos confeccionarem o gráfico com: tampinhas de garrafa (para representar quantidades ou categorias), palitos de picolé ou churrasco (para colunas e eixos), cartolina, papel kraft ou papel cartão (base do gráfico), papel colorido (para barras, setores ou linhas).
  • Permita aos alunos criarem versões dos gráficos manuais com cartolina ou versões digitais (Excel, Google Planilhas, Canva etc.)
  • Construa um blog e insira os trabalhos dos alunos, permitindo comentários de colegas.
  • Principais tipos de Gráficos na Educação (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
  • Veja essas informações em Agência de Notícias do IBGE. (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/44465-pam-2024-com-queda-nos-precos-e-na-safra-de-graos-valor-da-producao-agricola-cai-pelo-segundo-ano-seguido);
  • Publicação da Pesquisa. (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/66/pam_2024_v51_br_informativo.pdf);