Brincando com nomes

 

Brincando com nomes

Indicação de ano

Ensino Fundamental I

Título

Brincando com nomes

Descrição

Essa atividade tem como objetivo iniciar a compreensão de ordenação, comparação, ranking na disciplina de Matemática.

Palavras-chave

Criança, Nome, Empatia, Matemática

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

Segundo o Censo 2022, há quase 130 mil primeiros nomes e mais de 200 mil sobrenomes diferentes no Brasil.

Objetivos:

  • iniciar a compreensão de ordenação, comparação, ranking na disciplina de Matemática;
  • introduzir o aprendizado sobre coleta de dados;
  • promover a troca de experiências de diversão entre os alunos.

Conteúdos:

  • Coleta de dados
  • Contagem
  • Ordenação numérica/ranking
  • Relação interpessoal

Recursos:

  • Papel, lápis ou caneta e acesso à internet

1ª etapa:

  • Converse com a turma sobre a ferramenta do IBGE, “Nomes do Brasil”, onde é possível saber quantas pessoas existem com o mesmo nome no país através do Censo 2022.

2ª etapa:

  • Peça para cada aluno escrever o nome dele num pedaço de papel. Ele deve dobrar o papel e entregar a você;
  • Depois que todos os alunos entregaram os papéis com os nomes, misture tudo e peça para que cada aluno retire um papel;
  • Caso alguém tenha tirado o próprio nome, faça a troca no mesmo momento. Cada aluno deve checar se papel que tirou contém o nome que não é o dele.

3ª etapa:

  • Os alunos devem solicitar aos pais, em casa, para acessar o site Nomes do Brasil (https://censo2022.ibge.gov.br/nomes). Cada aluno (ou o responsável) deve digitar o nome do colega que está no papel na busca do site;
  • Ao digitar, o site trará a informação de quantas pessoas existem no Brasil com o mesmo nome. O aluno deve anotar esse número ao lado do nome no papel.
  • Combine com os alunos que eles tragam na aula seguinte os papéis com os nomes e os números encontrados no site Nomes do Brasil.
  • Na aula, faça a dinâmica de que cada aluno deve ler em voz alta o nome e número que tem no papel. Depois ele pode entregar ao colega correspondente. Você pode ir anotando no quadro os nomes e os números e depois colocar em forma de ranking para saber, na sua turma, qual nome é mais ou menos comum.
  • Explique aos alunos que os nomes com menos de 20 ocorrências não são computados por conta do sigilo estatístico. É importante que isso seja explicado pois pode ter algum nome muito diferente na classe e que não apareça no site Nomes do Brasil.