Início do conteúdo

Conheça o Brasil - Território

Biomas brasileiros

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.

Em nosso país podemos encontrar seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. Nossos Biomas são importantes não somente como recursos naturais em nosso país, mas, tem destaque como ambientes de grande riqueza natural no planeta.

A Floresta Amazônica é considerada a maior diversidade de reserva biológica do planeta, com indicações de que abriga, ao menos, metade de todas as espécies vivas do planeta. Já o Cerrado é considerado a savana com maior biodiversidade do mundo. Já a Mata Atlântica conta com recursos hídricos que abastecem 70% da população nacional.

Amazônia

O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior ­floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de ­florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da ­flora e da fauna. Contém 20% da disponibilidade mundial de água e grandes reservas minerais. O delicado equilíbrio de suas formas de vida são muito sensíveis à interferência humana.

Quantidade de espécies vivos do bioma Amazônia- répteis 550, mamíferos 311, aves 1.000, anfíbios 163, peixes 3.000, flora 13.229

 

Mata Atlântica

O Bioma Mata Atlântica ocupa aproximadamente 13 % do território brasileiro. Por se localizar na região litorânea, ocupada por mais de 50% da população brasileira, é o Bioma mais ameaçado do Brasil. Apenas 27% de sua cobertura ­florestal original ainda está preservada. 

Quantidade de espécies vivos do Bioma Mata Atlântica- répteis 311, mamíferos 370, aves 934, anfíbios 456, peixes 350, flora 18.713

 

Cerrado

O Bioma Cerrado ocorre principalmente no Planalto Central Brasileiro e ocupa aproximadamente 24% do território brasileiro. O Cerrado é reconhecido como a Savana mais rica do mundo em biodiversidade. Até a década de 1950, os Cerrados mantiveram-se quase inalterados. A partir da década de 1960, com a transferência da Capital Federal, do Rio de Janeiro para Brasília, e a abertura de uma nova rede rodoviária, a cobertura vegetal natural deu lugar à pecuária e à agricultura intensiva.

 Quantidade de espécies vivos do Bioma Cerrado- répteis 187, mamíferos 252, aves 850, anfíbios 113, peixes 1.000, flora 12.683

 

Caatinga

O Bioma Caatinga ocupa uma área aproximada de 10% do Território Nacional. Embora esteja localizado em área de clima semi árido, apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biológica e espécies que só ocorrem nesse bioma. Os tipos de vegetação do Bioma Caatinga encontram-se bastante alterados, com a substituição de espécies vegetais nativas por pastagens e agricultura. O desmatamento e as queimadas são práticas comuns no preparo da terra para a agropecuária. Essa prática, além de destruir a cobertura vegetal, também prejudica a manutenção de animais silvestres, a qualidade da água e o equilíbrio do clima e do solo. Da área original ocupada por esse Bioma, aproximadamente 36% já foram alterados pelo homem.

Quantidade de espécies vivos do Bioma Caatinga répteis 107, mamíferos 148, aves 510, anfíbios 49, peixes 240, flora 5.311

 

Pampa

O Bioma Pampa ocupa aproximadamente 2% do Território Nacional. É caracterizado por clima chuvoso, sem período seco, mas com temperaturas negativas no inverno, que in­fluenciam a vegetação. Em toda a área de abrangência do Bioma Pampa, a atividade humana propiciou uma uniformização da cobertura vegetal que de um modo geral é usada como pastagem natural ou ocupada com atividades agrícolas, principalmente o cultivo do arroz.

Quantidade de espécies vivas no Bioma Pampa- répteis 97, mamíferos 74, aves 120, anfíbio 50, peixes 18, flora 1.623

 

 Pantanal

O Bioma Pantanal ocupa aproximadamente 2% do Território Nacional. Entretanto, o Bioma Pantanal é reconhecido como a maior planície de inundação contínua do Planeta Terra, o que constitui o principal fator para a sua formação e diferenciação em relação aos demais biomas. O Bioma Pantanal é o mais preservado, embora a criação de gados seja uma atividade importante economicamente para a região, aliada às atividades de turismo.

Quantidade de espécies vivas do Bioma Pantanal- répteis 85, mamíferos 132, aves 463, anfíbios 35, peixes 263, flora 1.197

 

Quer saber mais?

Agência IBGE de Notícias Biodiversidade brasileira

Portal do IBGE Atlas Escolar

Site oficial Ministério do Meio Ambiente - Biomas