Fazendo mapas com fotografias aéreas
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões. (EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados. |
Objetivos:
- iniciar a compreensão sobre as etapas para a elaboração de um mapa;
- adquirir informações sobre a construção de mapas através de leitura coletiva;
- pesquisar imagens de fotografias aéreas (tiradas de cima);
- realizar leitura e interpretação das imagens pesquisadas e
- criar e montar um quebra-cabeça.
Conteúdos:
- Linguagem e alfabetização cartográfica
- Leitura e interpretação de imagens
Recursos:
- Publicação, em PDF ou on-line, Meu 1º Atlas, disponível em:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64824.pdf,
imagens de fotografias aéreas, papel cartão, tesoura e cola.
1ª etapa:
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Inicie essa atividade conversando com os alunos sobre a elaboração dos mapas. Traga exemplos de mapas para a sala de aula, você pode encontrar vários mapas nesse link:
https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/18964-mapas.html -
Nesse momento realize uma leitura coletiva do texto sobre a confecção de mapas a partir de fotografias aéreas. Esse texto está nas páginas 80 a 87 da publicação Meu 1º Atlas, disponível no link:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64824.pdf.
Explore as imagens aéreas expostas no texto, a ideia de aerofotogrametria e a montagem dos mapas a partir das diversas fotografias feitas de determinada localidade. Converse com seus alunos sobre o texto, estimule-os a expor suas conclusões e auxilie-os a solucionar suas dúvidas
2ª etapa:
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Peça que os alunos pesquisem imagens médias e grandes de fotografias aéreas. Eles podem coletar essas imagens através da internet ou em jornais e revistas.
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Após a pesquisa solicite que os alunos leiam suas imagens observando: qual lugar retratam, os elementos que compõem a paisagem, como imaginam que seja estar naquele lugar e etc.
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Proponha a montagem de um quebra-cabeça usando as fotografias aéreas. Primeiro os alunos devem colar a foto em um pedaço de papel cartão do tamanho da imagem, depois devem medir e marcar o verso da foto em quadrados médios ou grandes, após isso, é só recortar as marcações e está pronto o quebra-cabeças.
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Peça que os alunos se reúnam em grupos e montem seus próprios quebra cabeças, troquem e montem os que foram feitos pelos colegas e conversem sobre as imagens que forem montando. Circule pela sala de aula e faça a mediação do trabalho entre os componentes dos grupos.