Fazendo mapas com fotografias aéreas

objetivos

  • iniciar a compreensão sobre as etapas para a elaboração de um mapa;
  • adquirir informações sobre a construção de mapas através de leitura coletiva;
  • pesquisar imagens de fotografias aéreas (tiradas de cima);
  • realizar leitura e interpretação das imagens pesquisadas e
  • criar e montar um quebra-cabeça.

conteúdos

  • Linguagem e alfabetização cartográfica
  • Leitura e interpretação de imagens

recursos

1ª etapa:

  • Inicie essa atividade conversando com os alunos sobre a elaboração dos mapas. Traga exemplos de mapas para a sala de aula, você pode encontrar vários mapas nesse link:
    https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/18964-mapas.html

  • Nesse momento realize uma leitura coletiva do texto sobre a confecção de mapas a partir de fotografias aéreas. Esse texto está nas páginas 80 a 87 da publicação Meu 1º Atlas, disponível no link:
    https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64824.pdf.

    Explore as imagens aéreas expostas no texto, a ideia de aerofotogrametria e a montagem dos mapas a partir das diversas fotografias feitas de determinada localidade. Converse com seus alunos sobre o texto, estimule-os a expor suas conclusões e auxilie-os a solucionar suas dúvidas

2ª etapa:

  • Peça que os alunos pesquisem imagens médias e grandes de fotografias aéreas. Eles podem coletar essas imagens através da internet ou em jornais e revistas.

  • Após a pesquisa solicite que os alunos leiam suas imagens observando: qual lugar retratam, os elementos que compõem a paisagem, como imaginam que seja estar naquele lugar e etc.

  • Proponha a montagem de um quebra-cabeça usando as fotografias aéreas. Primeiro os alunos devem colar a foto em um pedaço de papel cartão do tamanho da imagem, depois devem medir e marcar o verso da foto em quadrados médios ou grandes, após isso, é só recortar as marcações e está pronto o quebra-cabeças.

  • Peça que os alunos se reúnam em grupos e montem seus próprios quebra cabeças, troquem e montem os que foram feitos pelos colegas e conversem sobre as imagens que forem montando. Circule pela sala de aula e faça a mediação do trabalho entre os componentes dos grupos.