Línguas indígenas
Habilidade que pode ser trabalhada na BNCC |
(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas. |
Objetivos:
- Conhecer mais sobre as línguas indígenas declaradas no Censo 2010;
- construir um glossário de palavras com origem indígena;
- apresentar os resultados para a turma.
Conteúdos:
- População indígena;
- Leitura de tabela;
- Interpretação, registro e divulgação de informações.
Recursos:
- Computadores com acesso à internet para a pesquisa das informações.
1ª etapa:
-
Pergunte aos alunos que línguas são faladas no Brasil. Estimule a turma pedindo que um deles anote no quadro as respostas dadas pelos colegas.
-
Em seguida, proponha outra questão: quantas línguas indígenas os alunos conhecem ou já ouviram falar? Peça que um dos colegas anote as respostas dadas no quadro.
-
Após o registro das respostas, explique que, no Brasil, falamos outras línguas além do Português. Convide seus alunos a olharem a tabela de línguas indígenas que foram declaradas no Censo 2010.
-
Solicite um trabalho em grupo para que cada equipe pesquise outros aspectos culturais e sociais de uma das etnias.
2ª etapa:
-
A Língua Portuguesa tem uma série de palavras de origem indígena. Liste com seus alunos algumas delas.
-
Construa com eles um glossário de palavras com origem indígena e seus significados. Solicite que eles apresentem o glossário através de um mural.