Línguas indígenas

Habilidade que pode ser trabalhada na BNCC

(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.                            

Objetivos:

  • Conhecer mais sobre as línguas indígenas declaradas no Censo 2010;
  • construir um glossário de palavras com origem indígena;
  • apresentar os resultados para a turma.

Conteúdos:

  • População indígena;
  • Leitura de tabela;
  • Interpretação, registro e divulgação de informações.

Recursos:

  • Computadores com acesso à internet para a pesquisa das informações.

1ª etapa:

  • Pergunte aos alunos que línguas são faladas no Brasil. Estimule a turma pedindo que um deles anote no quadro as respostas dadas pelos colegas.

  • Em seguida, proponha outra questão: quantas línguas indígenas os alunos conhecem ou já ouviram falar? Peça que um dos colegas anote as respostas dadas no quadro.

  •  Após o registro das respostas, explique que, no Brasil, falamos outras línguas além do Português. Convide seus alunos a olharem a tabela de línguas indígenas que foram declaradas no Censo 2010.

  • Solicite um trabalho em grupo para que cada equipe pesquise outros aspectos culturais e sociais de uma das etnias.

2ª etapa:

  1. A Língua Portuguesa tem uma série de palavras de origem indígena. Liste com seus alunos algumas delas.

  2. Construa com eles um glossário de palavras com origem indígena e seus significados. Solicite que eles apresentem o glossário através de um mural.