Estudando a produção agropecuária do Brasil

 

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.                                     

Objetivos

  • Analisar, através de gráficos e mapa, dados sobre a produção agropecuária brasileira;
  • refletir sobre os processos de produção dos alimentos que consumimos diariamente; e
  • responder a um roteiro de perguntas sobre as informações observadas nos gráficos.

Conteúdos

  • Produção agropecuária brasileira;
  • Espaço Rural;
  • Alimentação; e
  • Leitura e análise de gráficos.

Recursos

  • Gráficos (clique nas imagens para download):

      

      
     
  • Mapa sobre a produção agropecuária brasileira (clique na imagem para download):

    Participação das Principais Unidades da Federação segundo o destaque na produção agropecuária - Brasil - 2016

  • Vídeo disponível neste link.

1ª etapa:

  1. Converse com seus alunos sobre os alimentos que consomem diariamente. Fale tanto de alimentos como carnes, frutas e grãos como de alimentos industrializados (biscoitos, sorvetes, iogurtes e outros). Fale sobre a importância da produção agrícola e pecuária em nosso cotidiano. Retome os conceitos de Espaço Rural, Produção Agrícola e Pecuária; e

  2.  Apresente aos alunos o vídeo “A família do seu Laerte” para que possam ter uma visão melhor dos processos agrícolas e do ambiente rural.

2ª etapa:

  1. Apresente aos alunos os gráficos e o mapa que têm os links disponibilizados no item "recursos";

  2. Analise, em conjunto com os alunos, as informações contidas nos gráficos e no mapa: principais produtos agrícolas cultivados no país em 2016, as oscilações da produção pecuária através dos anos, as Unidades da Federação que se destacaram na produção pecuária, e demais informações; e

  3. Após estudar os gráficos e o mapa com a turma, proponha o seguinte roteiro de perguntas para os alunos:

    De acordo com as informações contidas nos gráficos e no mapa analisados, responda às seguintes perguntas:

    a) Com relação à produção pecuária, nos últimos cinco anos, fale sobre as oscilações na produção de leite, ovos e couro.

    b) Já com relação ao abate bovino, suíno e de frangos, houve um aumento ou redução do número de animais abatidos, se compararmos o ano de 2012 com 2016? Comente.

    c) Quais foram os principais produtos agrícolas cultivados em 2016?

    d) Pesquisa e reflita o motivo da quantidade de cana-de-açúcar colhida em 2016 ser muito superior ao de arroz (que é um alimento essencial na alimentação do brasileiro).

    e) Qual estado se destacou com relação aos:

    - frangos abatidos;

    - suínos abatidos;

    - bovinos abatidos;

    - couro cru;

    - ovos de galinha; e

    - leite captado pelas indústrias.

 

De outubro de 2017 a fevereiro de 2018, o IBGE foi a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro.


Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017 é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país.

Saiba mais: https://censoagro2017.ibge.gov.br/