Origem dos emigrados

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada:

(EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.                       

 

Objetivos

  • construir gráfico de setores;
  • compreender dinâmica dos emigrantes; e
  • cálculo de percentual.

Conteúdos

  • Conceitos de frequência relativa;
  • Emigração de brasileiros;
  • Leitura de tabelas;
  • Construção de tabelas; e
  • Construção de gráfico de setor

1ª etapa:

  • Distribua a tabela do link abaixo:
    https://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Resultados_do_Universo/tabelas_pdf/tab2.pdf
    Usaremos a tabela da página 2. Sugerimos que cada aluno possua a tabela;

  • Faça grupos de alunos. Cada grupo deverá escolher uma Região Administrativa para trabalhar. Professor(a), é aconselhável realizar por sorteio a escolha da Região Administrativa;

  • Converse com os alunos sobre a migração, suas características, motivos, sonhos do migrante e consequências no desenvolvimento de uma nação; e

  • Incremente o debate mencionando o direito de ir e vir exposto na Constituição Brasileira e a reciprocidade no tratamento dos cidadãos entre os países.

2ª etapa:

  • Peça para os alunos analisarem a tabela “Tabela 1.2.2 - Emigrantes internacionais, por sexo, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação de residência das pessoas com quem residiram antes de emigrarem - Brasil – 2010”, página 2 do arquivo acima. Trabalhe com eles a leitura dos dados da tabela.

  • Com o auxílio da calculadora padrão, solicite a cada grupo que encontre a frequência relativa de cada Unidade da Federação que está na Região Administrativa escolhida, considerando a coluna total; Crie uma tabela com as seguintes colunas: Unidade Federativa, Total, Frequência Relativa. Coloque o título: Emigrantes Internacionais da Região (...inserir o nome da região...).

  • Para encontrar a frequência relativa, divida o total de cada Estado pelo total da Região Administrativa do Estado e multiplique por 100. Utilize as regras de arredondamento de números decimais para obter frequências com números inteiros. Coloque essa nova tabela em ordem crescente pela frequência relativa.

3ª etapa:

  • Com as informações da nova tabela com as frequências, oriente os alunos na construção de um gráfico de setores (ou gráfico de pizza).

  • Cada frequência corresponderá ao ângulo que deverá ser utilizado para a construção do setor circular do gráfico;

  • Em uma folha de papel A4, desenhe um círculo de raio 6 cm. Utilizando o transferidor, posicione o ponto de encontro entre a linha de 90º e a linha de 0º a 180º sobre o centro do círculo. Marque 0º (zero grau). Acompanhe os ângulos marcados no transferidor até o valor da frequência do primeiro Estado da nova tabela. Marque-o. Retire o transferidor e trace as linhas do ângulo. Para medir o ângulo do próximo setor, posicione a linha de 0º (zero grau) sobre um dos traços que você desenhou e o ponto de encontro no centro do círculo. Marque o novo ângulo que deverá corresponder ao próximo Estado da nova tabela. Repita o processo até que todos os Estados estejam representados por setores circulares sobre o círculo.

  • Utilizando cores vivas, pinte cada setor circular e crie uma legenda correspondente a cada Estado com sua cor no gráfico.

4ª etapa:

  • Agora, promova um debate entre os grupos sobre a exibição da informação na tabela do IBGE, na nova tabela e no gráfico: que forma de exibição das informações eles preferem para visualizar os dados?

Complementando

 Observação: as informações sobre o tema Migração no Censo Demográfico 2022 ainda não foram divulgadas.