Brasil urbano, Brasil rural

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada:

(EF08MA27) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.                                      

Objetivos

  • observar os índices quantitativos da população urbana e rural do brasil nas últimas décadas através de uma tabela;
  • construir um gráfico de linhas a partir das informações contidas na tabela e
  • analisar as causas e consequências do aumento da população urbana no Brasil.

Conteúdos

  • População urbana
  • População rural
  • Análise de tabela
  • Construção de gráfico de linhas
  • Porcentagem
  • Função

Recursos

1ª etapa:

Para realizar essa atividade os alunos deverão dominar o conteúdo “funções” em Matemática.

1- Disponibilize para os alunos a tabela com informações por situação de domicílio.

2- Faça junto com alunos uma leitura oral das tabelas observando datas, números, colunas e linhas. analisar as diferenças nos índices de população urbana e rural entre os estados ao longo das décadas.

3- Procure – e, se puder, com apoio de outros professores – trabalhar juntamente com os alunos os conceitos de urbanização, país urbano-industrial, população urbana e população rural.

2ª etapa:

1- Proponha aos alunos um trabalho em grupo- construir um gráfico de linhas para analisar o comportamento da população urbana ao longo do período de 1960 a 2010.

 

Trabalho em Grupo

A tabela apresenta, em dados numéricos, a população urbana e a população rural do Brasil, entre 1960 e 2010. Elaborem um gráfico de linhas para analisar o comportamento da população urbana ao longo do período. O gráfico de linha é um tipo de função elementar matemática. Com ele podemos observar um fenômeno ao longo do tempo.

Como fazer?

Siga as etapas do roteiro:

Professor, oriente seus alunos sobre o significado das funções, utilizando conceitos matemáticos.

  • Copiem em uma folha de papel quadriculado. As funções possuem dois eixos: “X” e “Y”. No eixo “X” (horizontal), coloque os anos. No eixo “Y” (vertical), o número que representa a população;
  • Observando a tabela, marquem os pontos adequadamente (eles são definidos pela interseção entre a reta vertical da data e a reta horizontal do número de pessoas) e, unindo os diferentes pontos marcados, tracem as linhas que correspondem à evolução da população urbana (na cor vermelha) e à da rural (cor azul), ao longo do período 1960-2010.
  • Após traçadas as linhas da população urbana e da rural, façam a legenda (significado das cores) e coloquem o título no gráfico.

 

Observem bem e respondam às questões abaixo:

  • Em que ano a população urbana supera a população rural?
  • Quais os fatores que levaram a este acentuado crescimento da população urbana no Brasil?
  • Quais as consequências desse acentuado crescimento das cidades?
  • Vocês acreditam que a população urbana continuará a crescer mais que a população rural? Apresentem argumentos para a sua opinião.