Brasil urbano, Brasil rural
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada: |
(EF08MA27) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões. |
Objetivos
- observar os índices quantitativos da população urbana e rural do brasil nas últimas décadas através de uma tabela;
- construir um gráfico de linhas a partir das informações contidas na tabela e
- analisar as causas e consequências do aumento da população urbana no Brasil.
Conteúdos
- População urbana
- População rural
- Análise de tabela
- Construção de gráfico de linhas
- Porcentagem
- Função
Recursos
- Tabela da população urbana e rural do Brasil de 1960 a 2010, régua e papel quadriculado.
1ª etapa:
Para realizar essa atividade os alunos deverão dominar o conteúdo “funções” em Matemática.
1- Disponibilize para os alunos a tabela com informações por situação de domicílio.
2- Faça junto com alunos uma leitura oral das tabelas observando datas, números, colunas e linhas. analisar as diferenças nos índices de população urbana e rural entre os estados ao longo das décadas.
3- Procure – e, se puder, com apoio de outros professores – trabalhar juntamente com os alunos os conceitos de urbanização, país urbano-industrial, população urbana e população rural.
2ª etapa:
1- Proponha aos alunos um trabalho em grupo- construir um gráfico de linhas para analisar o comportamento da população urbana ao longo do período de 1960 a 2010.
A tabela apresenta, em dados numéricos, a população urbana e a população rural do Brasil, entre 1960 e 2010. Elaborem um gráfico de linhas para analisar o comportamento da população urbana ao longo do período. O gráfico de linha é um tipo de função elementar matemática. Com ele podemos observar um fenômeno ao longo do tempo.
Como fazer?
Siga as etapas do roteiro:
Professor, oriente seus alunos sobre o significado das funções, utilizando conceitos matemáticos.
- Copiem em uma folha de papel quadriculado. As funções possuem dois eixos: “X” e “Y”. No eixo “X” (horizontal), coloque os anos. No eixo “Y” (vertical), o número que representa a população;
- Observando a tabela, marquem os pontos adequadamente (eles são definidos pela interseção entre a reta vertical da data e a reta horizontal do número de pessoas) e, unindo os diferentes pontos marcados, tracem as linhas que correspondem à evolução da população urbana (na cor vermelha) e à da rural (cor azul), ao longo do período 1960-2010.
- Após traçadas as linhas da população urbana e da rural, façam a legenda (significado das cores) e coloquem o título no gráfico.
Observem bem e respondam às questões abaixo:
- Em que ano a população urbana supera a população rural?
- Quais os fatores que levaram a este acentuado crescimento da população urbana no Brasil?
- Quais as consequências desse acentuado crescimento das cidades?
- Vocês acreditam que a população urbana continuará a crescer mais que a população rural? Apresentem argumentos para a sua opinião.