Uma volta ao mundo em alguns cliques
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada |
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados. |
Objetivos
- localizar diferentes países no mapa- múndi;
- conhecer características básicas de alguns países através de pesquisa à internet;
- coletar dados sobre diferentes países e
- elaborar tabela organizando os dados coletados.
Conteúdos
- Localização espacial
- Coleta e organização de dados
- Construção de tabela
Recursos
- Laboratório de informática ou sala de aula com computadores com acesso à internet, tabela em papel madeira (pardo) ou cartolina, papel ofício e pincel atômico.
1ª etapa:
Professor, essa atividade será feita com o uso do site países.
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Elaborando os desafios
Cada grupo deverá escolher 5 países. Para cada país, devem selecionar 4 pistas (Por exemplo, localização geográfica, língua oficial, capital e moeda). Assim, o grupo deve terminar essa etapa com uma tabela de informações. Essa tabela pode ser montada em papel ofício ou no microsoft Word ou Excel. Isso dependerá dos conhecimentos que seus alunos detêm sobre essas ferramentas. É importante que cada grupo guarde sigilo sobre os países escolhidos.
2ª etapa:
Um grupo desafia o outro
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Monte a tabela a seguir para fazer a contagem dos pontos:
Grupo A | Grupo B | |
Número de pistas usadas | Número de pistas usadas | |
País A | ||
País B | ||
País C | ||
País D | ||
País E | ||
Total |
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Munidos de suas tabelas, um grupo desafia o outro a descobrir sobre qual país estão tratando. Ganha o grupo que precisar de menos pistas para descobrir a resposta certa.
Complementando
Você pode aprofundar com sua turma a pesquisa sobre os países do jogo e organizar uma exposição de murais com características, curiosidades e imagens desses países.