Que número é esse? Do relativo para o absoluto
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões. (EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto. |
Objetivos
- Estimular a interpretação de textos com números percentuais;
- Exercitar como encontrar o valor absoluto;
- Estimular a produção coletiva de textos a partir da análise de dados numéricos.
Conteúdos
- Percentuais;
- Valores absolutos;
- Produção de textos.
Materiais
Download gratuito do informativo “Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2022” no link.
Primeira Etapa
Professor (a), entregue aos alunos os seguintes trechos retirados do informativo “Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2022” ”.
|
Segunda Etapa
Separe a turma em grupos e solicite que transformem os valores percentuais das afirmações em valores absolutos.
Em seguida, solicite que os alunos aprofundem a pesquisa através da matéria especial publicada na área dos Jovens do IBGEeduca e desenvolvam uma discussão a respeito dos temas abordados.
Após a discussão em grupo, solicite que um representante do grupo explane para a turma sobre os tópicos indicados.
Terceira Etapa
Solicite que o grupo desenvolva um texto coletivo sobre o tema exposto.