Que número é esse? Do relativo para o absoluto

Objetivos

  • Estimular a interpretação de textos com números percentuais;
  • Exercitar como encontrar o valor absoluto;
  • Estimular a produção coletiva de textos a partir da análise de dados numéricos.

Conteúdos

  • Percentuais;
  • Valores absolutos;
  • Produção de textos.

Materiais

Download gratuito da publicação “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2016” no link.


Primeira Etapa

Professor (a), entregue aos alunos os seguintes trechos retirados da “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2016”.

  • "Os resultados da pesquisa realizada no último trimestre de 2016 confirmaram que a posse de televisão já estava praticamente universalizada nos domicílios particulares permanentes do País – somente 2,8% do total de 69 318 mil domicílios não a possuíam." (página 2).
  • "No total de domicílios com televisão do País (67 375 mil) existiam 102 633 mil televisões, das quais 63,4% eram de tela fina e 36,6%, de tubo." (página 2).
  • "Nos domicílios com televisão, a parcela daqueles que possuíam aparelho de tela fina foi de 66,8%." (página 2).
  • "No País, em 13,0% dos domicílios com televisão havia os dois tipos, de tubo e tela fina." ( página 2).
  • "O Brasil ainda tinha 37,6 milhões de televisões de tubo, que precisariam de adaptação para receber o sinal digital de televisão aberta." (página 2).
  • "A pesquisa mostrou que havia televisão com conversor (integrado ou adaptado) para receber o sinal digital de televisão aberta, ainda que não o estivesse captando, em 48 192 mil domicílios." (página 2).
  • "Os domicílios que tinham televisão com conversor que já estava recebendo o sinal digital de televisão aberta representavam 57,3% daqueles com televisão." (página 2).
  • "Nos domicílios em que só havia televisão de tela fina, o percentual dos que tinham este aparelho com conversor, integrado ou adaptado, atingiu 92,7%. (página 2).
  • "Nos domicílios em que somente existia televisão de tubo, o percentual daqueles que tinham este aparelho com conversor restringiu-se a 29,3%. (página 3).
  • "Os domicílios com recepção do sinal de televisão por antena parabólica correspondiam a 34,8% daqueles com televisão." (página 3).
  • "O serviço de televisão por assinatura dá acesso a um número variado de canais exclusivos, de acordo com o pacote contratado, além de receber canais de televisão aberta, inclusive o digital. Esse serviço era utilizado em 33,7% dos domicílios com televisão no País." (página 3).

Segunda Etapa

Separe a turma em grupos  e solicite que transformem os valores percentuais das afirmações em valores absolutos.

Em seguida, solicite que os alunos aprofundem a pesquisa através da matéria especial publicada na área dos Jovens do IBGEeduca e desenvolvam uma discussão a respeito dos temas abordados. 

Após a discussão em grupo, solicite que um representante do grupo explane para a turma sobre os tópicos indicados.


Terceira Etapa

Solicite que o grupo desenvolva um texto coletivo sobre o tema exposto.