Que número é esse? Do relativo para o absoluto

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.

(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.                             

 

Objetivos

  • Estimular a interpretação de textos com números percentuais;
  • Exercitar como encontrar o valor absoluto;
  • Estimular a produção coletiva de textos a partir da análise de dados numéricos.

Conteúdos

  • Percentuais;
  • Valores absolutos;
  • Produção de textos.

Materiais

Download gratuito do informativo “Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2022” no link.


Primeira Etapa

Professor (a), entregue aos alunos os seguintes trechos retirados do informativo “Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2022” ”.

  • Em 2022, entre as 185,4 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade do país, 87,2%  utilizaram a Internet no período de referência (últimos três meses anteriores à entrevista).
  • Em 2022, dos 75,3 milhões de domicílios particulares permanentes do País, em 94,9% havia televisão, proporção que ficou em 95,6% na área urbana e 90,4% na rural.

  • Em 2022, nos 6,4 milhões de domicílios do País em que não havia utilização da Internet, os três motivos que mais se destacaram  representavam, em conjunto, 86,5%. Esses três motivos foram: nenhum morador sabia usar a Internet (32,1%), falta de necessidade em acessar a Internet (25,6%) e serviço de acesso à Internet era caro (28,8%).

Segunda Etapa

Separe a turma em grupos  e solicite que transformem os valores percentuais das afirmações em valores absolutos.

Em seguida, solicite que os alunos aprofundem a pesquisa através da matéria especial publicada na área dos Jovens do IBGEeduca e desenvolvam uma discussão a respeito dos temas abordados. 

Após a discussão em grupo, solicite que um representante do grupo explane para a turma sobre os tópicos indicados.


Terceira Etapa

Solicite que o grupo desenvolva um texto coletivo sobre o tema exposto.