Meus Vizinhos

Meus Vizinhos

Indicação de ano

Ensino Fundamental II

Descrição

Nesta atividade os alunos irão utilizar o mapeamento que o IBGE elaborou para realizar o Censo 2022 e conhecerão o entorno do seu domicílio, observando outras moradias.

Palavras-chave

Letramento, Mapa, Censo 2022, Vizinho

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

(EF08MA27) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Objetivos

  • Construir infográfico com imagens das edificações da rua do estudante.

Conteúdos

  • Mapa;

  • Infográfico

Recursos

1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), o IBGE realizou o mapeamento de todos os locais dos municípios do Brasil para realizar o Censo 2022. Esse mapeamento chega ao nível de quadras das ruas e está disponível no site Panorama do Censo (colocar o link < https://censo2022.ibge.gov.br/panorama >).

  • Professor(a), em uma aula anterior, solicite que os alunos utilizem seus celulares para fotografarem, ou desenharem, construções em sua rua que possuam características peculiares;

2a Etapa: 

  • Professor(a), direcione os alunos para a sala de informática e, juntos, acessem as Coordenadas dos Endereços;

  • Professor(a), será possível realizar a visualização dos Domicílios Particulares, Domicílios Coletivos, Estabelecimentos Agropecuários, Educacionais, de Saúde, Religiosos e outros. A pesquisa pode, ainda, ser realizada por nomes de ruas.

  • Clique aqui para baixar a apresentação sobre domicílios

3a Etapa: 

  • Professor(a), determine que os alunos pesquisem a rua onde residem para localizarem as residências e descobrirem outras características;

  • Discuta com os alunos a importância de saberem as características dos locais onde residem;

  • Determine que os alunos construam um infográfico com as fotografias que tiraram de suas ruas destacando o que chamou a atenção de cada um deles;

  • Crie um blog e poste os trabalhos. Permita que os alunos incluam comentários e discuta em sala de aula após as postagens.