Crescimento dos Serviços no Brasil

 

Crescimento dos Serviços no Brasil

Indicação de ano

Ensino Fundamental I

Descrição

A atividade incentiva os alunos a refletirem e construírem gráficos contextualizados com a Pesquisa Mensal de Serviços

Palavras-chave

Letramento, Gráfico, Serviços

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT406Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

 

 Objetivos

  • Desenvolver habilidades de leitura;

  • Interpretar informações;

  • Criar gráficos simples.

 

Conteúdos

  • Gráfico;

  • Pesquisa.

 

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

 

 1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), em setembro de 2024 o IBGE publicou a “Pesquisa Mensal de Serviços”.

  • Explique aos alunos que serviços são coisas que as pessoas fazem para ajudar outras pessoas, como médicos, professores, advogados, motoristas de ônibus, motorista de caminhão, vendedores, correios e até quem trabalha em cinemas;

  • Fale sobre o crescimento dos serviços no Brasil (15,4% acima do nível de fevereiro de 2020), usando exemplos próximos da realidade deles, como mais ônibus nas ruas ou mais filmes nos cinemas;

  • Informe que o Brasil tem muitos tipos de trabalhos que ajudam as pessoas, como cinemas, ônibus, telefones e escolas. Em julho, esses trabalhos aumentaram, ou seja, mais pessoas usaram esses serviços. O cinema, por exemplo, foi mais visitado porque muitas famílias estavam de férias;

  • Use essas informações para criar um texto e distribuir para os alunos.

 

2a Etapa:  

  • Indague aos alunos quais serviços eles conhecem e usam no dia a dia (ônibus, cinema, telefone, escolas, médicos);

  • Determine que cada aluno deve desenhar ou escrever um serviço que sua família usa e como ele ajuda as pessoas;

  • Diga aos alunos que contem quantas vezes usaram um serviço (como o transporte) em uma semana;

  • Solicite que cada aluno faça um gráfico de barras verticais para mostrar o número de vezes que usou um serviço no mês.

 

3a Etapa:  

  • Converse com os alunos sobre por que algumas épocas do ano, como férias, podem aumentar o uso de serviços como cinemas ou ônibus.