Crescimento dos Serviços no Brasil
Crescimento dos Serviços no Brasil |
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Indicação de ano |
Ensino Fundamental I |
Descrição |
A atividade incentiva os alunos a refletirem e construírem gráficos contextualizados com a Pesquisa Mensal de Serviços |
Palavras-chave |
Letramento, Gráfico, Serviços |
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
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(EM13MAT406) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais. |
Objetivos
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Desenvolver habilidades de leitura;
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Interpretar informações;
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Criar gráficos simples.
Conteúdos
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Gráfico;
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Pesquisa.
Recursos
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Computador, Internet, TICs, lápis, papel.
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a), em setembro de 2024 o IBGE publicou a “Pesquisa Mensal de Serviços”.
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Explique aos alunos que serviços são coisas que as pessoas fazem para ajudar outras pessoas, como médicos, professores, advogados, motoristas de ônibus, motorista de caminhão, vendedores, correios e até quem trabalha em cinemas;
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Fale sobre o crescimento dos serviços no Brasil (15,4% acima do nível de fevereiro de 2020), usando exemplos próximos da realidade deles, como mais ônibus nas ruas ou mais filmes nos cinemas;
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Informe que o Brasil tem muitos tipos de trabalhos que ajudam as pessoas, como cinemas, ônibus, telefones e escolas. Em julho, esses trabalhos aumentaram, ou seja, mais pessoas usaram esses serviços. O cinema, por exemplo, foi mais visitado porque muitas famílias estavam de férias;
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Use essas informações para criar um texto e distribuir para os alunos.
2a Etapa:
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Indague aos alunos quais serviços eles conhecem e usam no dia a dia (ônibus, cinema, telefone, escolas, médicos);
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Determine que cada aluno deve desenhar ou escrever um serviço que sua família usa e como ele ajuda as pessoas;
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Diga aos alunos que contem quantas vezes usaram um serviço (como o transporte) em uma semana;
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Solicite que cada aluno faça um gráfico de barras verticais para mostrar o número de vezes que usou um serviço no mês.
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Veja o nosso Recurso “Principais Tipos de Gráficos para a Educação Básica”.
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3a Etapa:
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Converse com os alunos sobre por que algumas épocas do ano, como férias, podem aumentar o uso de serviços como cinemas ou ônibus.