Características da População em Área de Preservação Ambiental (APA)
Características da População em Área de Preservação Ambiental (APA) |
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Indicação de ano |
ENSINO MÉDIO |
Título |
Características da População em APA |
Descrição |
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Palavras-chave |
APA, Unidade de Conservação, Elaborar Texto, Letramento Estatístico |
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
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Competência Específica 4 Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas. (EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. |
Objetivos
- Elaborar texto dissertativo argumentativo a partir de informações estatísticas provenientes de gráficos e tabela.
Conteúdos
- Gráficos de colunas e barras;
- Tabelas;
- Elaborar Textos.
Recursos
- Lápis ou canetas hidrográficas.
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a), neste ano de 2025, o IBGE publicou as principais características das pessoas residentes em Unidades de Conservação e dos domicílios, por recortes territoriais e grupos populacionais específicos. Um dos maiores desafios apontados pelo Censo é a precariedade do saneamento básico, que afeta 4,72 milhões de moradores das UCs (40%). Essa proporção é maior do que a média nacional. Em relação à educação, a taxa de analfabetismo nas UCs é de 8,84%, o que corresponde a aproximadamente 1,04 milhão de pessoas. Esse número é superior à taxa nacional de 7,00%.
- Distribua para os alunos os gráficos e a tabela da seção recursos;
- Relembre aos alunos as características de construção dos gráficos e tabelas: tipos de gráficos, títulos do gráfico e da tabela, eixos dos gráficos e fontes;
- Comente com os alunos a importância das Unidades de Conservação e as características das populações residentes.
2a Etapa:
Professor(a):
- Faça grupos com os alunos da turma.
- Determine que os alunos do grupo elaborem um texto dissertativo argumentativo sobre o tema desta atividade.
Observações:
- Publicação das Pesquisa: Censo Demográfico 2022: Unidades de Conservação. Principais características das pessoas residentes e dos domicílios, por recortes territoriais e grupos populacionais específicos: Resultados do universo. (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102192.pdf)
- Principais tipos de Gráficos na Educação. (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html)
- Panorama do Censo. (https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/)
- Plataforma Geográfica Interativa. (https://censo2022.ibge.gov.br/apps/pgi/#/home/)
- Agência de Notícias do IBGE. (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/43968-censo-2022-brasil-tem-11-8-milhoes-de-moradores-em-unidades-de-conservacao)
- Livreto Digital: Os Quilombolas no Censo. (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/21530-livreto-digital-os-quilombolas.html)
- Livreto Digital: Os Indígenas no Censo. (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/21514-livreto-digital-os-indigenas-no-censo.html)