Características da População em Área de Preservação Ambiental (APA)

 

Características da População em Área de Preservação Ambiental (APA)

Indicação de ano

ENSINO MÉDIO

Título

Características da População em APA

Descrição

 

Palavras-chave

APA, Unidade de Conservação, Elaborar Texto, Letramento Estatístico

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

Competência Específica 4

Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

Objetivos

  • Elaborar texto dissertativo argumentativo a partir de informações estatísticas provenientes de gráficos e tabela.

Conteúdos

  • Gráficos de colunas e barras;
  • Tabelas;
  • Elaborar Textos.

Recursos

  • Lápis ou canetas hidrográficas.

1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), neste ano de 2025, o IBGE publicou as principais características das pessoas residentes em Unidades de Conservação e dos domicílios, por recortes territoriais e grupos populacionais específicos. Um dos maiores desafios apontados pelo Censo é a precariedade do saneamento básico, que afeta 4,72 milhões de moradores das UCs (40%). Essa proporção é maior do que a média nacional. Em relação à educação, a taxa de analfabetismo nas UCs é de 8,84%, o que corresponde a aproximadamente 1,04 milhão de pessoas. Esse número é superior à taxa nacional de 7,00%.

  • Distribua para os alunos os gráficos e a tabela da seção recursos;
  • Relembre aos alunos as características de construção dos gráficos e tabelas: tipos de gráficos, títulos do gráfico e da tabela, eixos dos gráficos e fontes;
  • Comente com os alunos a importância das Unidades de Conservação e as características das populações residentes.

 

2a Etapa: 

 

Professor(a):

  • Faça grupos com os alunos da turma.
  • Determine que os alunos do grupo elaborem um texto dissertativo argumentativo sobre o tema desta atividade.

 

Observações: