Internet para estudar

Internet para Estudar

Indicação de ano

ENSINO FUNDAMENTAL II

Título

Internet para Estudar

Descrição

Calcular medidas estatísticas, como: média, moda, mediana e amplitude

Palavras-chave

Medidas de tendência central, Letramento, Internet, Celular

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

(EF08MA27) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Objetivos

  • Calcular medidas estatísticas, como: média, moda, mediana e amplitude.

Conteúdos

  • Gráficos de colunas;
  • Texto Estatístico;
  • Média, Moda, Mediana, Amplitude.

Recursos

  • Lápis ou canetas hidrográficas, papel milimitrado, régua.

Professor(a), o IBGE, por meio da PNAD Contínua, investigou no 4º trimestre de 2024 o uso de tecnologias da informação e comunicação nos domicílios brasileiros. O estudo destaca avanços no acesso à internet e mudanças nos hábitos de consumo de mídia e comunicação.

  • Televisão: 93,9% dos domicílios tinham TV, sendo 93,4% com tela fina. O uso de parabólicas (especialmente as mini, compatíveis com o 5G) e serviços de streaming aumentou. O acesso à TV por assinatura caiu para 24,3%, com maior presença em áreas urbanas.
  • Internet nos domicílios: Utilizada em 93,6% dos lares, com crescimento expressivo nas áreas rurais. O uso da banda larga fixa (88,9%) superou a móvel (84,3%).
  • Pessoas que usam Internet: 89,1% das pessoas com 10 anos ou mais usaram Internet nos últimos três meses. O principal meio de acesso continua sendo o celular (98,8%).
  • Finalidades do uso da Internet: Os principais usos são chamadas de voz/vídeo (95%), mensagens (90,2%), assistir vídeos (88,5%), redes sociais (84,2%) e acesso a bancos (71,2%).
  • Telefone: 97% dos domicílios tinham celular e apenas 7,5% tinham telefone fixo. A presença de telefone celular ainda é menor nas áreas rurais (92,4%).
  • Equipamentos eletrônicos: Houve queda contínua na presença de microcomputadores (38,6%) e leve aumento nos tablets (10,8%).

 1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a):

 2a Etapa: 

 Professor(a):

  • Faça grupos de alunos com 5 componentes;
  • Determine que façam uma tabela com o fabricante e o preço dos celulares pertencentes a cada um;
  • Após construírem a tabela, solicite que encontrem a média, a moda e a mediana dos preços dos celulares;
  • Em seguida, peça que façam um gráfico com esses e valores. Indicamos que seja elaborado um gráfico de Setores (Pizza);
  • Sugerimos que acesse o tópico Principais tipos de Gráficos na Educação, para conhecer os diversos tipos de gráficos utilizados na educação. (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html)

 Observações:

Agência de Notícias do IBGE. (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/44033-pela-primeira-vez-mais-da-metade-da-populacao-acessa-a-internet-pela-tv)