Conhecer a Safra Agrícola Brasileira
Conhecer a Safra Agrícola Brasileira |
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Indicação de ano |
ENSINO MÉDIO |
Título |
Conhecer a Safra Agrícola Brasileira |
Descrição |
A atividade propõe desenvolver a compreensão crítica de dados estatísticos a partir de informações reais para exercitar a leitura, interpretação e representação gráfica de dados e relacionar estatística com situações concretas da economia e da sociedade brasileira. |
Palavras-chave |
Agricultura, Agro, Estatística, Letramento Estatístico |
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
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(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. (EM13MAT406) Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra. |
Objetivos
- Desenvolver a compreensão crítica de dados estatísticos a partir de informações reais para exercitar a leitura, interpretação e representação gráfica de dados e relacionar estatística com situações concretas da economia e da sociedade brasileira.
Conteúdos
- Informações estatísticas em texto;
- Construção de gráfico;
Recursos
- Lápis ou canetas hidrográficas, papel quadriculado
O IBGE realizou a estimativa da safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2025, no valor de 340,5 milhões de toneladas, representando um aumento de 16,3% em relação à safra de 2024 (292,7 milhões t). Destacamos, abaixo, as principais culturas:
- Soja: 165,5 milhões t (48,6% do total)
- Milho: 137,6 milhões t (40,4% do total)
- Arroz: 12,5 milhões t (3,7% do total)
- Demais culturas: 24,9 milhões t (7,3% do total)
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a):
- Sugerimos que faça grupos de alunos com 4 componentes;
- Distribua para os alunos o texto e os gráficos da seção de recursos;
- Destaque, junto aos alunos, as características dos gráficos: tipo de gráfico, título do gráfico, título dos eixos, escala, legenda e fonte;
- Solicite que respondam:
- Qual foi o crescimento percentual da safra de 2025 em relação a 2024?
- Se a produção em 2024 foi de 292,7 milhões de toneladas, calcule em quantos milhões de toneladas houve o aumento em 2025;
- Considerando que o Mato Grosso é responsável por 32,4% da produção nacional, calcule quantos milhões de toneladas o estado deve produzir em 2025;
- O IBGE indica que o Centro-Oeste responde por 51,5% da safra. Qual é a produção prevista para essa região em 2025?
2a Etapa:
Professor(a), determine que o grupo de alunos:
- Construa um gráfico de setores (pizza) com a distribuição percentual das principais culturas (soja, milho, arroz e demais);
- Construa um gráfico de barras comparando as produções de soja, milho e arroz;
- Analise: qual cultura domina a produção agrícola brasileira? Qual delas apresenta menor participação relativa?
- Para saber mais sobre produção de gráficos, veja o recurso “Principais tipos de gráficos na educação”. (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
3a Etapa:
Professor(a), após as atividades, junto aos alunos:
- Discuta que fatores podem fazer a safra aumentar ou diminuir de um ano para o outro (ex.: clima, tecnologia, mercado)?
- Promova um debate sobre a importância da estatística para a economia e para a tomada de decisões.
- Reflita como o letramento estatístico ajuda os cidadãos a interpretar notícias e compreender o impacto dos dados na sociedade?
Observações:
- Principais tipos de Gráficos na Educação (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
- Agência de Notícias do IBGE (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/44222-em-julho-ibge-preve-safra-de-340-5-milhoes-de-toneladas-para-2025);
- Publicação da Pesquisa. (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2415/epag_2025_jul.pdf);
- Se possível, utilize ferramentas digitais (Excel, Google Sheets, GeoGebra);
- Convide o professor de Geografia para melhor esclarecer sobre questões de solo para a produção agrícola;
- Construa um blog para expor os gráficos e reflexões dos alunos.