A minha cidade

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.                                      

Objetivos

  • Realizar pesquisa sobre imagens de sua cidade;
  • identificar o nome de sua cidade;
  • relacionar as imagens pesquisadas com locais já conhecidos e visitados;
  • expressar-se oralmente relatando sobre sua experiência com os locais retratados nas imagens e
  • participar da construção de mural temático de seu município.

Conteúdos

  • A cidade
  • Coleta de dados
  • Leitura de imagens
  • Expressão oral
  • Registro de Informações

Recursos

  • Imagens, fotografias e gravuras do município e mural.

1ª etapa:

  • Professor(a), comece a atividade com uma conversa com os alunos dispostos em círculo. Nesse momento fale sobre a cidade onde os alunos moram, pergunte se sabem o nome da cidade, quais são os lugares que conhecem, onde moram seus familiares e amigos próximos, onde costumam passear e realizar atividades rotineiras como: ir ao médico, ao mercado e outros. Esse bate- papo será importante para introduzir o conceito de cidade com os alunos levando-os a identificarem referenciais concretos de lugares que fazem parte de seu município.

  • Após a conversa inicial, proponha uma tarefa para casa: pesquisar, junto com seus responsáveis, imagens de seu município e trazerem para a sala de aula. Elabore um comunicado escrito aos responsáveis explicando a atividade, é importante pedir que as imagens tenham a referência do lugar, exemplo: Praça da Bandeira, Hospital Municipal e Avenida da Saudade.

2ª etapa:

  • No dia em que os alunos trouxerem as imagens, disponha a turma novamente em círculo e retome rapidamente a conversa inicial.

  • Agora é hora de trabalhar as imagens e montar o mural. Vá mostrando as imagens para os alunos perguntando se eles sabem qual é o lugar retratado, se já visitaram o local, onde fica, qual o seu nome, além de outras perguntas que possam surgir. Esse momento é importante para estimular os alunos a se expressarem oralmente para que formulem, em conjunto, conceitos e opiniões sobre os lugares de sua cidade. Essa dinâmica irá possibilitar a construção coletiva de conceitos sobre seu município.

  • À medida que for realizando a leitura das imagens com os alunos, peça a ajuda da turma para colar as fotos no mural. Nessa atividade, de construção coletiva do conhecimento, é importante que todas as etapas contem com a colaboração de toda a turma.