Formação dos continentes
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada: |
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados. |
Objetivos
- Compreender o processo de formação dos continentes;
- Iniciar a compreensão da Teoria das Placas Tectônicas; e
- Produzir uma pesquisa, em grupo, sobre temas relacionados à Teoria das Placas Tectônicas.
Conteúdos
- Pangeia;
- Formação dos Continentes;
- Placas tectônicas; e
- Mapa-múndi.
Recursos
- Planisfério e computadores com acesso à Internet (opcional).
1ª etapa:
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Professor (a), apresente o mapa-múndi aos alunos e explique o conceito de Pangeia e o processo de formação dos continentes. Se os alunos possuírem algum tipo de acesso à Internet na escola, utilize o material animado do Atlas Geográfico Escolar do IBGE que trata desse tema e está disponível nesse link; e
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Explore a teoria das placas tectônicas com sua turma explicando seu conceito e influências na Geografia do planeta Terra: os vulcões, terremotos e formação de cadeias montanhosas.
2ª etapa:
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Nesse momento, proponha um trabalho em grupo para os alunos. Divida a turma em quatro grupos e distribua os seguintes temas relacionados com a teoria das placas tectônicas: choque de placas, separação de placas, falha transformante e atividade sísmica. Com relação a esses fenômenos, os alunos devem conceituá-los, explicar a maneira como acontecem e exemplificar com diversos casos que ocorrem ao redor do planeta; e
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Após a conclusão os trabalhos devem ser apresentados para a turma. Peça que os alunos pensem em formas criativas de apresentação que levem a turma a compreender melhor os fenômenos relacionados com as placas tectônicas: ilustrações, animações, imagens, vídeos e outros.