Formação dos continentes

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada:

(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.                                       

 

Objetivos

  • Compreender o processo de formação dos continentes;
  • Iniciar a compreensão da Teoria das Placas Tectônicas; e
  • Produzir uma pesquisa, em grupo, sobre temas relacionados à Teoria das Placas Tectônicas.

Conteúdos

  • Pangeia;
  • Formação dos Continentes;
  • Placas tectônicas; e
  • Mapa-múndi.

Recursos

  • Planisfério e computadores com acesso à Internet (opcional).

1ª etapa:

  • Professor (a), apresente o mapa-múndi aos alunos e explique o conceito de Pangeia e o processo de formação dos continentes. Se os alunos possuírem algum tipo de acesso à Internet na escola, utilize o material animado do Atlas Geográfico Escolar do IBGE que trata desse tema e está disponível nesse link; e

  • Explore a teoria das placas tectônicas com sua turma explicando seu conceito e influências na Geografia do planeta Terra: os vulcões, terremotos e formação de cadeias montanhosas.

2ª etapa:

  • Nesse momento, proponha um trabalho em grupo para os alunos. Divida a turma em quatro grupos e distribua os seguintes temas relacionados com a teoria das placas tectônicas: choque de placas, separação de placas, falha transformante e atividade sísmica. Com relação a esses fenômenos, os alunos devem conceituá-los, explicar a maneira como acontecem e exemplificar com diversos casos que ocorrem ao redor do planeta; e

  • Após a conclusão os trabalhos devem ser apresentados para a turma. Peça que os alunos pensem em formas criativas de apresentação que levem a turma a compreender melhor os fenômenos relacionados com as placas tectônicas: ilustrações, animações, imagens, vídeos e outros.