Início do conteúdo

Conheça o Brasil - Território

Flora brasileira

"Flora" é o conjunto de espécies vegetais que compõe a cobertura vegetal de uma determinada área. A flora brasileira é reconhecida como uma das mais importantes. No Brasil, há milhares e milhares de espécies vegetais nativas ainda não estudadas.

São inúmeras as aplicações das espécies vegetais: alimentação, medicina, vestuário, construção civil, móveis; fabricação de tecidos e papel; produção de perfumes, inseticidas e outras. A enorme variedade de utilização das plantas comprova a sua importância na vida do homem.

No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas.  São mais de 46.000 espécies conhecidas de vegetais. São, aproximadamente, 4.754 Algas, 33.108 Angiospermas, 1.568 Briófitas, 5.719 Fungos, 30 de Gimnospermas e 1.346 de Samambaias e Licófitas. Porém, mais de 2.300 espécies de vegetais estão ameaçadas de extinção em nosso país. 

Proteger a flora pode significar equilibrar todas as atividades desencadeadas pelo avanço tecnológico, reduzindo a poluição, o desequilíbrio ecológico, o problema energético, a falta de alimentos no mundo e até mesmo a crise econômica.

 

Quer saber mais?

Site oficial Ministério do Meio Ambiente - Biodiversidade