Conheça o Brasil - Território
Rios do Brasil
O Brasil possui a maior reserva de água doce do nosso planeta. Essa água é utilizada para os mais diversos fins: consumo direto, produção de alimentos através da agricultura e pecuária, produção de bens de consumo através da indústria, produção de energia, entre outros fins.
No caso do Brasil, a água doce é proveniente da vazão das águas de outros países (principalmente na Bacia Amazônica) e das chuvas, que quando caem no solo podem escoar pela superfície até alcançar o leito dos rios ou infiltrar e ser armazenada como água subterrânea. Ambas parcelas, superficial e subterrânea, contribuem para a vazão dos rios.
A distribuição das águas no território brasileiro é bastante desigual, sendo que 80% da água superficial do país encontra-se na Região Hidrográfica Amazônica. Para facilitar o gerenciamento do uso da água, o sistema hídrico brasileiro é dividido em 12 regiões hidrográficas, sendo que cada uma destas regiões compreende uma ou mais bacias hidrográficas. A bacia hidrográfica é uma unidade geográfica delimitada pelos divisores de águas, formados, normalmente, por serras e planaltos. A chuva que cai dentro da área da bacia hidrográfica, quando não infiltra, escoa superficialmente em direção ao rio principal.
Mapa das regiões hidrográficas brasileiras
Mar invade o rio na foz do São Francisco
Profissões ribeirinhas ainda resistem no São Francisco
Rio São Francisco faz ligação estratégica entre regiões do país e pede passagem
Agência Nacional de Águas - Regiões Hidrográficas Brasileiras