Início do conteúdo

Conheça o Brasil - Território

Rios do Brasil

O Brasil possui a maior reserva de água doce do nosso planeta. Essa água é utilizada para os mais diversos fins: consumo direto, produção de alimentos através da agricultura e pecuária, produção de bens de consumo através da indústria, produção de energia, entre outros fins.

No caso do Brasil, a água doce é proveniente da vazão das águas de outros países (principalmente na Bacia Amazônica) e das chuvas, que quando caem no solo podem escoar pela superfície até alcançar o leito dos rios ou infiltrar e ser armazenada como água subterrânea. Ambas parcelas, superficial e subterrânea, contribuem para a vazão dos rios.

A distribuição das águas no território brasileiro é bastante desigual, sendo que 80% da água superficial do país encontra-se na Região Hidrográfica Amazônica. Para facilitar o gerenciamento do uso da água, o sistema hídrico brasileiro é dividido em 12 regiões hidrográficas, sendo que cada uma destas regiões compreende uma ou mais bacias hidrográficas. A bacia hidrográfica é uma unidade geográfica delimitada pelos divisores de águas, formados, normalmente, por serras e planaltos. A chuva que cai dentro da área da bacia hidrográfica, quando não infiltra, escoa superficialmente em direção ao rio principal.

Mapa das regiões hidrográficas brasileiras

Mapa das regiões hidrográficas brasileiras 
Clique aqui ou na imagem para baixar o mapa em PDF

 

Quer saber mais?

Agência IBGE de Notícias Mar invade o rio na foz do São Francisco

Agência IBGE de Notícias Profissões ribeirinhas ainda resistem no São Francisco

Agência IBGE de Notícias Rio São Francisco faz ligação estratégica entre regiões do país e pede passagem

Portal do IBGE Atlas Escolar

Site oficial Agência Nacional de Águas - Regiões Hidrográficas Brasileiras