Início do conteúdo

Matérias especiais

Bandeiras dos países da Copa: divirta-se com um jogo da memória

Em momentos de grandes competições esportivas, como a Copa do Mundo de Futebol, temos contato frequente com as imagens das bandeiras dos países participantes, não é mesmo? Que tal aproveitar este período para memorizar algumas das bandeiras desses países com um divertido Jogo da Memória?

Como dito no prefácio à terceira edição do livro A bandeira do Brasil – Raízes histórico-culturais, “bandeiras nacionais fazem parte do universo simbólico, este traço da realidade que nos envolve do modo mais profundo e que interage com os aspectos materiais de nossa existência, dando-lhes sentido e coerência”.

Dentre as finalidades das bandeiras, além do uso na caça, nas festas e na guerra, o livro destaca sua função como veículo de sinalização e comunicação: “Como símbolo da Pátria ou não, os homens utilizaram e ainda utilizam bandeiras para transmitir mensagens, para indicar sentimentos, para determinar atitudes.”

Segundo o autor Raimundo Olavo Coimbra, “a maioria das bandeiras tem três cores, havendo também um bom número de bandeiras bicolores”. Ele conta ainda que, “quanto à disposição das cores no campo total, predominam as bandeiras com faixas e listras”, sendo que “existem quatro bandeiras de faixas horizontais para uma com faixas verticais, apesar de verticais serem as da bandeira francesa, em que muitas se inspiraram”.

Ainda sobre as características das bandeiras, o livro informa: “Após as cores, destacam-se nas bandeiras os emblemas, constituídos por animais, estrelas, algum vegetal, a cruz, o crescente ou outra figura. Há três bandeiras com emblema para uma sem ele. Alguns são levantados em forma de escudos heráldicos, outros são figuras avulsas.”

Teste suas habilidades com o Jogo da Memória “Países do Futebol” e observe as características e os diferentes elementos utilizados nas bandeiras de cada nação.

Para mais informações sobre a história, as finalidades e características das bandeiras no mundo e da brasileira, confira o livro A bandeira do Brasil – Raízes histórico-culturais, disponível para download na Biblioteca do IBGE.