Início do conteúdo

Matérias especiais

IBGE faz teste do Censo na Ilha de Paquetá

Toda prova importante precisa de uma preparação. Da mesma forma que os alunos estudam para um teste ou os atletas treinam para uma competição, o IBGE faz testes antes da realização do Censo.

A partir de 6 de setembro de 2021, os domicílios da Ilha De Paquetá receberão os recenseadores do IBGE para a realização de um teste para o Censo Demográfico 2022. Todos os domicílios da Ilha serão visitados e participarão de uma espécie de ensaio, um teste preparatório, do que acontecerá no Censo 2022. Este é o momento em que os procedimentos são avaliados e aperfeiçoados. Aplicativos e sistemas, desenvolvidos especificamente para o Censo, serão testados e analisados, a fim de corrigir eventuais falhas, e serão aperfeiçoados para a operação censitária que ocorrerá em todo o País em 2022. Também, será a primeira vez que três modalidades de coleta de dados serão testadas em campo simultaneamente: presencial, pela internet e por telefone.

Além deste teste na Ilha de Paquetá, em novembro o IBGE fará testes em áreas de outros municípios do Brasil.

Com o intuito de conscientizar as comunidades local e escolar sobre participarem do teste e responderem bem às perguntas da pesquisa, as escolas da Ilha de Paquetá receberam materiais para diretores, professores e alunos. A participação de todos é fundamental na etapa de testes deste ano e no Censo 2022. 

Quer saber mais?

Saiba mais no hotsite do Censo 2022.