Início do conteúdo

Matérias especiais

Dia Mundial da Alfabetização

Oito de setembro é o Dia Mundial da Alfabetização. E nós, do Educa, viemos falar sobre como essa etapa fundamental na vida de crianças e adolescentes é tão importante para o Brasil e o mundo!

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1966 com o objetivo de promover o amplo debate sobre o assunto, principalmente nos países com altos índices de analfabetismo.

Mas antes de falarmos sobre a data, vamos entender, primeiramente, os conceitos.

Conceitos

O que é alfabetização? É o aprendizado do alfabeto, pressupondo o domínio da leitura e da escrita. Como sabemos se um grupo de pessoas está alfabetizada? Dá para saber através dos indicadores de alfabetização. A taxa de alfabetização, pesquisada pelo IBGE, por exemplo, calcula o percentual de pessoas de 15 anos ou mais de um determinado local que sabem ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecem. E como saber sobre analfabetismo? O IBGE também calcula: percentual das pessoas que declaram não saber ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecem.

Alfabetização no Brasil e no mundo

Estima-se que 763 milhões de jovens e adultos não sabiam ler, escrever e fazer contas básicas em 2023, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A situação agravou por causa da pandemia de Covid-19, alterações no clima e conflitos armados.

De acordo com o Censo 2022, das 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade no Brasil, 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples.

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4

Em 2015, numa assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), foram definidas os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 169 metas e 231 indicadores globais que servem para monitorar o seu avanço.

Um dos objetivos trata justamente sobre educação, comprovando que o assunto é da maior relevância! Vamos ver o que o ODS 4 fala:

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem para todos ao longo de suas vidas.”

Uma das metas é “garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo (igualitário) e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes”.

Gráfico disponível em:

https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=4

Em 2021, nenhum país do G20 (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, União Africana e a União Europeia) havia alcançado a cobertura universal de conclusão do ensino médio.

Nos Estados Unidos a taxa de conclusão do ensino médio alcançou 94,58%. Por outro lado, no México era 59,53% e no Brasil, 73,37%.

Gostou do conteúdo? Então veja mais em:

https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=4

https://www.youtube.com/watch?v=htHKxLMIWrY&list=PLAvMMJyHZEaFnbAHb_0limdkGL5Z_HBIi&index=5

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/40098-censo-2022-taxa-de-analfabetismo-cai-de-9-6-para-7-0-em-12-anos-mas-desigualdades-persistem#:~:text=Os%201.366%20munic%C3%ADpios%20entre%2010.001,Nordeste%20permaneceu%20a%20mais%20baixa.

https://news.un.org/pt/story/2023/09/1820112

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102080.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=xIVXYDSi1vs