Início do conteúdo

Matérias especiais

Cresce o número de imigrantes internacionais de acordo com o Censo 2022

05/08/2025

Cerca de 1 milhão de pessoas naturais de outros países vivem no Brasil, 70,3% a mais que em 2010 (592 mil pessoas). É o maior número total desde 1980 quando o censo na época registrou 1,1 milhões de estrangeiros e naturalizados brasileiros.

Esses e outros resultados sobre migração fazem parte da publicação “Censo Demográfico 2022: Fecundidade e migração: Resultados preliminares da amostra”, divulgado pelo IBGE em junho de 2025.

Antes de ver mais dados, vamos entender o que foi investigado na pesquisa sobre esse tema.

A pesquisa analisou três aspectos da migração: o local de nascimento do morador; o local da última residência considerando o tempo ininterrupto de residência atual; e o local (município, unidade da federação ou país estrangeiro) onde o morador residia cinco anos antes da data de referência do levantamento.

Para as pessoas que não nasceram no Brasil, foram investigados o país de nascimento; nacionalidade (se é brasileiro nato*, naturalizado brasileiro* ou estrangeiro***) e o ano de fixação de residência no Brasil.

*Brasileiro nato: é a pessoa que nasceu no Brasil ou em país estrangeiro e foi registrada como brasileira, segundo as leis do Brasil.

**Naturalizado brasileiro: quando a pessoa nasceu em país estrangeiro e obteve a nacionalidade brasileira por meio de título de naturalização ou valendo-se de disposição da legislação brasileira.

***Estrangeiro: a pessoa nasceu fora do Brasil ou nasceu no Brasil, mas foi registrada em representação estrangeira e não se naturalizou brasileira.

Agora que você já sabe o que foi pesquisado, vamos conferir alguns resultados?