objetivos

  • compreender o conceito de IPCA e demais temas ligados ao assunto através de vídeo;
  • expor informações e opiniões em debate; e
  • realizar trabalho em grupo envolvendo a pesquisa de preços de produtos e serviços.

conteúdos

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo; e
  • Coleta, registro, interpretação e divulgação de dados.

recursos

1ª etapa:

  • Professor(a), apresente aos alunos o vídeo sobre o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) disponível nesse link.

  • Após o vídeo, proponha o roteiro de perguntas para os alunos disponível no quadro abaixo. As perguntas devem ser respondidas com base no vídeo. Explique que o roteiro será a base para um posterior debate com a turma sobre o vídeo e a compreensão de seu conteúdo.

    1- O que significam as siglas INPC e IPCA?
    2- Para que servem as pesquisas que geram o INPC e o IPCA?
    3- O que é uma cesta de produtos e serviços?
    4- Por que a variação do preço de sua cesta de produtos e serviços pode ser maior ou menor do que a medida pelos índices?
    5- Qual é a diferença entre IPCA e INPC?
    6- Como o governo federal usa o IPCA?
    7- Como o IPCA é calculado?
  • Organize um debate com os alunos sobre os principais conteúdos discutidos durante a apresentação do vídeo. Estimule-os a exporem suas interpretações e opiniões.

2ª etapa:

    • Nesse momento, você irá organizar um trabalho em grupo que consistirá em acompanhar o preço de determinados produtos e serviços durante três meses. Converse com os alunos para que escolham dez produtos e serviços que são utilizados todos os dias como: alimentos, transporte, combustível, produtos de higiene e outros. Cada grupo ficará responsável por acompanhar o preço de um produto ou serviço em três estabelecimentos comerciais diferentes durante três meses. É importante lembrar que a medição será feita uma vez por mês;

    • Combine com seus alunos a forma de registro desses preços em tabelas, pode ser uma tabela por grupo ou uma única tabela para a turma. Peça que os alunos registrem esses produtos e serviços através de fotos ou vídeos, se houver possibilidade; e

    • Ao final dos três meses, organize um debate para que os grupos possam apresentar os dados coletados para a turma e comparar o aumento, ou queda, dos preços dos diferentes produtos e serviços pesquisados.