Atualidades

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realiza diferentes pesquisas sobre o nosso País e produz informações sobre diversos assuntos, como as características dos domicílios e dos moradores. Traz assim informações importantes para o conhecimento das necessidades da nossa população.

Aqui, no portal IBGEeduca, você pode encontrar informações para pesquisas em formato de textos e números na área sobre Nosso Povo. Muitas vezes, as informações são apresentadas em formato de percentual. 

Mas que tal conhecer um pouco o nosso País de um jeito simplificado através do vídeo “E se o Brasil tivesse 100 pessoas?”.

O vídeo traz as informações nesse formato: como se o Brasil tivesse 100 pessoas. Isso porque muitas informações do IBGE são apresentadas em forma de percentuais. Por exemplo, o Brasil tem cerca de 52% de mulheres e 48% de homens. Isto é, a cada 100 pessoas, cerca de 52 são mulheres e 48 são homens.

Você sabe o que quer dizer uma informação percentual? O percentual indica que podemos separar um todo em partes. O todo representa 100% (cem por cento). Para você entender o que é o percentual, vamos usar o exemplo de  um bolo.  Se ninguém comeu nenhum pedaço, então o bolo está completo. Temos 100% (cem por cento) do bolo. Se alguma criança comeu metade do bolo, então essa criança comeu 50%(cinquenta por cento) do bolo. Mas, ainda sobrou a outra metade, que também é 50%.