Atualidades

Você já parou para pensar por quantas transformações os meios de comunicação vêm passando?

O IBGE pesquisa todos os anos o uso das tecnologias de informação e comunicação pela população brasileira. Confira a seguir alguns dos resultados de 2021 sobre o acesso à internet, à televisão e ao celular.

Ícone representado casa (fonte da imagem: https://www.flaticon.com/)Se o Brasil tivesse 100 casas...

... em 41 delas haveria microcomputador

... em 90 haveria acesso à internet

... em 97 haveria algum tipo de telefone

... em 95 haveria televisão

 

Ícone representado pessoa (fonte da imagem: https://www.flaticon.com/)Se o Brasil tivesse 100 pessoas com 10 anos ou mais de idade...

... 85 teriam utilizado a Internet em 2021.

... 84 teriam telefone celular para uso pessoal.

 

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2021.

*Algumas informações foram simplificadas para fins pedagógicos e de divulgação. Para obter as informações completas, consulte no portal do IBGE a publicação "Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021"

Ícone representado aparelho de rádio (fonte da imagem: https://www.flaticon.com/) E os aparelhos de rádio?

Até 2015, o IBGE também investigava se havia nas residências brasileiras qualquer tipo de rádio. Em 1998, a existência do aparelho atingiu seu pico, com presença em 90 a cada 100 lares, mas já em 2015, apenas 69 de cada 100 casas tinham rádio.

A partir de 2016, esse aparelho deixou de ser pesquisado pelo IBGE. Mas isso não significa que o rádio perdeu a importância. Ao longo dos anos, esse meio de comunicação se reinventou e agora, também, é possível ouvir rádio pela internet, por meio do computador ou do celular.

Em alguns lugares, o aparelho de rádio ainda é usado para ouvir música, notícias e programas variados. Mas, para algumas famílias, esse aparelho se tornou uma raridade. Confira no vídeo a seguir as reações de algumas crianças de hoje a um aparelho de rádio do século passado:

 

 

 

 

 

 Saiba mais 

Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021 (Publicação completa)

IBGEeduca Jovens Uso de Internet, televisão e celular no Brasil