Matérias especiais
Censo 2022: Como a população se desloca para estudar e trabalhar?
10/11/2025Todos os dias, muitas pessoas se deslocam para estudar ou trabalhar no Brasil. O Censo Demográfico 2022 tratou desse assunto, além de muitos outros temas. E esses resultados sobre deslocamento para estudo e trabalho foram divulgados numa publicação lançada pelo IBGE no dia 9 de outubro de 2025. Vamos conhecer alguns dos resultados divulgados?
Principais Resultados sobre o Deslocamento para o Trabalho
A maior parte da população ocupada no Brasil trabalha no mesmo município em que vive (88,4% do total, ou seja, 76,6 milhões de pessoas). Desse grupo, 71,4% das pessoas trabalham fora de casa, enquanto 16,9% trabalham na própria residência.
No entanto, uma quantidade significativa (9,3 milhões de pessoas, isto é, 10,7% desse total) se desloca para trabalhar em outro município; 7,9 milhões destas pessoas fazem esse deslocamento três dias ou mais por semana, caracterizando um grande fluxo pendular** e 32 mil pessoas se deslocam para trabalhar em outro país.

Esses números apresentam os resultados para a população do Brasil como um todo. Mas, quando analisamos as informações por um recorte de sexo, rendimento ou cor/raça, essas realidades podem variar bastante, como veremos a seguir.
Diferenças por Sexo e Rendimento:
• As mulheres têm uma proporção maior de trabalho em casa ou na propriedade (19,3%) em comparação com os homens (15,1%).
• Já os homens se deslocam proporcionalmente mais para o trabalho em outro município (11,6%) do que as mulheres (9,5%).
• E o rendimento também influencia as informações sobre deslocamento. As classes de maior rendimento domiciliar per capita (acima de 2 salários mínimos) apresentam as maiores proporções de deslocamento para outro município.
Diversidade no Território
No mapa abaixo podemos perceber que, dentro do mesmo país, encontramos uma variação também em relação aos deslocamentos para o trabalho em outro município.

Olhando o mapa acima, podemos perceber que os maiores percentuais de deslocamentos para outro município acontecem em SP, GO, RN, SE e PE. No Estado de São Paulo, 2,8 milhões pessoas se deslocam para outro município para trabalhar. Já no O Amazonas é o Estado com o maior percentual de pessoas que trabalham no município em que residem, onde 98,1% das pessoas trabalham no município de residência. No polo oposto encontramos Sergipe, onde 82,7% dos trabalhadores exercem a sua profissão no município em que moram.
Tempo de Viagem e Meio de Transporte:
Os resultados do Censo mostraram que a maior parte dos trabalhadores (aproximadamente 40 milhões de pessoas) gasta entre seis minutos e meia hora para ir de casa ao trabalho. Mas perto de 1,3 milhão de pessoas levam mais de duas horas para chegar ao local de trabalho. A Região Sudeste tem o maior número absoluto de pessoas nessa faixa - quase 700 mil trabalhadores.
• O Automóvel é o meio de transporte mais utilizado (32,3% ou 22,6 milhões de pessoas). O Ônibus é o segundo mais usado (21,4% ou 14,9 milhões de pessoas).
• Os transportes individuais motorizados, como automóvel e motocicleta, são predominantes no Brasil. Se compararmos por região, o Sul (45,9%) e o Centro-Oeste (38,8%) têm o uso mais expressivo de automóvel, enquanto no Norte (28,5%) e no Nordeste (26,0%) destaca-se o uso de motocicleta.
• Já os transportes de alta capacidade, como o trem ou o metrô, representaram apenas 1,6% de uso principal no panorama nacional e se concentram principalmente no Sudeste.
• É possível observarmos também as variações por cor/raça, conforme veremos no gráfico a seguir. A população branca utiliza proporcionalmente mais o automóvel (42,9%). Já a população preta utiliza mais o ônibus (29,5%).

• Segundo as informações do Censo, as pessoas com níveis de instrução mais elevados usam mais os transportes individuais de maior custo, como o automóvel. Já aquelas com níveis de instrução mais básicos têm maior participação em transportes coletivos ou individuais não motorizados, como o deslocamento a pé ou de bicicleta.
Principais Resultados sobre o Deslocamento para o Estudo
O Censo 2022 também pesquisou os deslocamentos para o estudo. No Censo, foram registrados 53,6 milhões de estudantes e 92,7% deles estudam dentro do seu município de residência. E aproximadamente 4 milhões de estudantes (7,2%) se deslocam para fora do município onde moram para estudar.
- Nos resultados do Censo, podemos observar que a necessidade de se deslocar para outro município variou conforme o nível de ensino:
◦ Ensino Fundamental: 3,2%.
◦ Ensino Médio: 6,6%.
◦ Superior de Graduação: 27,3%.
◦ Especialização/Mestrado/Doutorado: 31,8%.
É possível também comparar por grupos de idade. Entre os mais jovens (até 17 anos), mais de 95% estudam no mesmo município em que vivem. Contudo, na faixa etária de 18 a 64 anos, cerca de 20% dos estudantes precisam se deslocar para fora do município. Isso reflete a maior concentração das instituições de ensino superior nas cidades maiores.
• O rendimento é um fator determinante, com a proporção de estudantes que se deslocam para outro município aumentando progressivamente nas classes de maior rendimento domiciliar per capita***.
É possível observar melhor essas informações com o gráfico abaixo.

E você? Estuda ou trabalha perto de casa? Ou se desloca para outro município? Como é sua rotina e das outras pessoas que vivem na sua casa? Para saber mais sobre esse conteúdo, continue a leitura com o glossário e outros links do próprio IBGE.
Glossário:
* O Censo Demográfico é a mais complexa operação estatística realizada no Brasil e produz um detalhado retrato da população residente no Território Nacional, de seu perfil demográfico e de suas condições de vida. Para saber mais, visite o panorama do Censo 2022. ( Vou colocar o link para: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/)
** Fluxo pendular: O conceito de fluxo pendular ou pendularidade é o deslocamento frequente das pessoas entre o seu domicílio e o local onde exercem suas atividades principais, como trabalho ou estudo.
***Rendimento domiciliar per capita: O rendimento domiciliar per capita é a divisão do rendimento domiciliar pelo número de moradores do domicílio.
Saiba mais sobre o Censo 2022, no Panorama do Censo.
Leia também as matérias da Agência IBGE:
No Rio, IBGE divulga resultados do Censo 2022 para trabalho, rendimento e deslocamento
Automóvel é o meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho