Caixas das Grandes Regiões Brasileiras

objetivos

  • Pesquisar informações relacionadas com as Grandes Regiões brasileiras;
  • Organizar os itens pesquisados em seus respectivos envelopes e caixas; e
  • Iniciar a identificação das Grandes Regiões no mapa do Brasil.

conteúdos

  • Coleta e organização de dados;
  • Introdução às Grandes Regiões brasileiras; e
  • Leitura de mapa.

recursos

  • Cinco caixas grandes, envelopes, mapa do Brasil (disponível em Mapa Grandes Regiões) e materiais de pesquisa coletados pelos alunos.

1ª etapa:

  • Professor (a), o objetivo dessa atividade é que os alunos possam construir, colaborativamente, um banco de dados sobre as cinco Grandes Regiões brasileiras. Para isso, inicie o trabalho mostrando o mapa do Brasil com a divisão das regiões para os alunos. Pergunte se eles já ouviram falar sobre as regiões, se sabem em qual região vivemos. Explore a ideia da região como uma divisão territorial que abriga vários estados; e

  • Proponha aos alunos uma pesquisa sobre as informações referentes a diversos aspectos dos estados que compõem as diferentes regiões, ou seja, fauna, flora, culinária, religiões, personagens relevantes (artistas, políticos e outros), monumentos e música. Para cada um desses itens faça um envelope etiquetado com o tema, culinária, por exemplo.

2ª etapa:

  • Divida a turma em cinco grupos, cada grupo ficará responsável por uma região. Os alunos deverão pesquisar imagens que representem os itens a serem estudados sobre aquela região, tais como, fotos dos animais, vegetação, comidas e outros itens a serem coletados. Se possível, faça o trabalho junto com os alunos no laboratório de informática; e

  • Ao final da pesquisa, cada grupo deverá organizar sua caixa e seus envelopes (separando as informações de acordo com os temas). As caixas das Grandes Regiões brasileiras serão um rico material pedagógico que você poderá usar ao longo do ano letivo com seus alunos, é um banco de dados criado pela própria turma.

complementando

Organize uma exposição do conteúdo das caixas para a turma. Estimule o grupo responsável por cada caixa a eleger um ou dois representantes que possam tirar as eventuais dúvidas dos alunos sobre as informações contidas em sua caixa.