Leitura de dados
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada |
(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. |
Objetivos:
- iniciar a leitura de dados;
- interpretar dados e relacionar informações e
- ser capaz de construir tabelas.
Conteúdos:
- Análise de tabelas;
- Interpretação de dados;
- Características da turma.
Recursos:
- Papel madeira (pardo), hidrocor e lápis de cor.
1ª etapa:
-
Reproduza para a turma o seguinte quadro:
Merenda preferida
2ª etapa:
-
Levante as seguintes questões:
- O que representa este desenho?
- Qual a merenda preferida pelos alunos da D. Luci?
- Quantos alunos estudam na turma da D. Luci?
- Quantos alunos preferiram a fruta?
- A representação foi feita com figuras. De que outra forma poderia ser criado esse quadro?
Complementando:
- Incentive os alunos a criarem quadros com diferentes tipos de informação. Ex: mês de aniversário, esporte preferido, brincadeira favorita.
-
De 10 em 10 anos, o IBGE faz um Censo no Brasil todo para sabermos quantos somos, como somos e como vivemos – respostas fundamentais para o planejamento do Brasil.
A leitura de dados é fundamental para a compreensão dos resultados de uma pesquisa. Após essa atividade, visite com os seus alunos a página de resultados do Censo 2022 para conhecer um pouco mais sobre nossa sociedade.