Leitura de dados

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.                                      

Objetivos:

  • iniciar a leitura de dados;
  • interpretar dados e relacionar informações e
  • ser capaz de construir tabelas.

Conteúdos:

  • Análise de tabelas;
  • Interpretação de dados;
  • Características da turma.

Recursos:

  • Papel madeira (pardo), hidrocor e lápis de cor.

1ª etapa:

  • Reproduza para a turma o seguinte quadro:

    Merenda preferida

    merenda preferida

2ª etapa:

  • Levante as seguintes questões:

    1. O que representa este desenho?
    2. Qual a merenda preferida pelos alunos da D. Luci?
    3. Quantos alunos estudam na turma da D. Luci?
    4. Quantos alunos preferiram a fruta?
    5. A representação foi feita com figuras. De que outra forma poderia ser criado esse quadro?

Complementando:

  • Incentive os alunos a criarem quadros com diferentes tipos de informação. Ex: mês de aniversário, esporte preferido, brincadeira favorita.
  • De 10 em 10 anos, o IBGE faz um Censo no Brasil todo para sabermos quantos somos, como somos e como vivemos – respostas fundamentais para o planejamento do Brasil.
    A leitura de dados é fundamental para a compreensão dos resultados de uma pesquisa. Após essa atividade, visite com os seus alunos a página de resultados do Censo 2022 para conhecer um pouco mais sobre nossa sociedade.