Gráficos e tabelas

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.                                     

Objetivos:

  • conhecer os dados sobre a divisão da população brasileira por sexo a partir da análise de gráfico; e
  • construir uma tabela com base nas informações pesquisadas em gráfico.

Conteúdos:

  • Divisão da população brasileira por sexo;
  • Análise de gráfico;
  • Construção de tabela;
  • Coleta e interpretação de dados.

Recursos:

  • Gráfico da distribuição da população brasileira por sexo, papel madeira ou cartolina, hidrocor e lápis de cor.

1ª etapa:

  • Pergunte a sua turma o que eles sabem sobre pesquisas que coletam características da população, o que elas dizem e o que podemos conhecer sobre os brasileiros a partir dessas pesquisas.

  • Vamos experimentar produzir gráficos e tabelas, portanto relembre como fazer e quais as diferenças entre essas duas formas de apresentação de dados.

  • Apresente para a turma o seguinte gráfico:

  • Analise a forma do gráfico, as cores, a legenda e as informações que ele apresenta.

2ª etapa:

  • A partir do gráfico acima, crie, junto com a turma, uma tabela com a distribuição da população por sexo.

  • Leve os alunos a perceberem que a tabela criada e o gráfico apresentam as mesmas informações de forma diferente.

  • Discuta com a turma em qual das apresentações é mais fácil visualizar os dados.

Complementando:

Proponha a construção individual pelos alunos de outras tabelas a partir de diferentes gráficos.