Gráficos e tabelas
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. (EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros. |
Objetivos:
- conhecer os dados sobre a divisão da população brasileira por sexo a partir da análise de gráfico; e
- construir uma tabela com base nas informações pesquisadas em gráfico.
Conteúdos:
- Divisão da população brasileira por sexo;
- Análise de gráfico;
- Construção de tabela;
- Coleta e interpretação de dados.
Recursos:
- Gráfico da distribuição da população brasileira por sexo, papel madeira ou cartolina, hidrocor e lápis de cor.
1ª etapa:
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Pergunte a sua turma o que eles sabem sobre pesquisas que coletam características da população, o que elas dizem e o que podemos conhecer sobre os brasileiros a partir dessas pesquisas.
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Vamos experimentar produzir gráficos e tabelas, portanto relembre como fazer e quais as diferenças entre essas duas formas de apresentação de dados.
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Apresente para a turma o seguinte gráfico:
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Analise a forma do gráfico, as cores, a legenda e as informações que ele apresenta.
2ª etapa:
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A partir do gráfico acima, crie, junto com a turma, uma tabela com a distribuição da população por sexo.
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Leve os alunos a perceberem que a tabela criada e o gráfico apresentam as mesmas informações de forma diferente.
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Discuta com a turma em qual das apresentações é mais fácil visualizar os dados.
Complementando:
Proponha a construção individual pelos alunos de outras tabelas a partir de diferentes gráficos.