Conteúdos sobre os indígenas para a sala de aula

31/03/2022

A população indígena é parte fundamental da história e da cultura brasileira, tendo sua representatividade marcada por diversas etnias, línguas e costumes. Como prova disso, somente no Censo 2010 foram contabilizados mais de 896 mil indígenas, com 305 etnias e 274 idiomas e identificadas 505 terras indígenas. E no Censo 2022, teremos informações atualizadas sobre os indígenas que vivem no Brasil, sua quantidade e características. Por isso, é muito importante que todos colaborem com o Censo 2022 e, assim, contribuam para a atualização do retrato do Brasil. 

A temática sobre os povos indígenas deve ser constantemente trabalhada nas escolas. Conforme a Lei Nº 11.645, sancionada em 10 de março de 2008, Art. 26-A “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.” Assim, para abordar as informações sobre os indígenas do Brasil em sala de aula, o IBGE dispõe de materiais que podem ser usados como recursos pedagógicos e fonte de pesquisa para estudantes e educadores:

Além disso, o IBGEeduca disponibiliza sugestões de atividades sobre essa temática:

Conte conosco. Nós contamos com você!

Para dúvidas e sugestões, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.