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IBGE Educa

Distância entre três cidades

Objetivos

  • Uso de mapas;
  • Conceito de equidistância;
  • Mapa da Unidade Federativa.

Conteúdos

  • Mediana;
  • Baricentro;
  • Escalas;
  • Proporção;
  • Geometria Plana.

Recursos

  • Download gratuito da publicação “Atlas Geográfico Escolar – 7ª Edição” no link ;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua de 20 cm ou 30 cm.

1a Etapa: 

  1. Professor(a), os mapas que desejamos trabalhar são exibidos da página 155 até a página 180 da publicação. Imprima, em cores, de preferência, a página correspondente ao mapa de sua Unidade da Federação;
  2. Sugerimos que o(a) Professor(a) determine grupos que formem duplas ou trios;
  3. Destaque para os alunos os elementos do mapa, associando com as figuras da legenda, especialmente sobre a escala;
  4. Discuta com os alunos a importância dos rios e estradas para integração das cidades.

2a Etapa:

  1. Peça para os alunos escolherem três cidades, e usando a régua, construa um triângulo, identifique cada um dos lados como ‘a’, ‘b’ e ‘c’.
  2. Peça para classificarem os triângulos quanto aos ângulos;
  3. Com o auxílio da régua, meça a distância entre cada uma das cidades.

3a Etapa:

  • Para calcular a mediana relativa ao lado ‘a’, use a fórmula ;

 

 

 

 

 

 

  • Para calcular a mediana relativa ao lado ‘b’, use a fórmula ;

 

 

 

 

 

 

  •  Para calcular a mediana relativa ao lado ‘c’, use a fórmula ;

 

 

 

 

 

 

  •  Converta os comprimentos das medianas em quilômetros, conforme a escala indicada no mapa.

 

Sugestões:

1) Professor (a), certamente os alunos irão questionar sobre a diferença entre o valor da distância encontrado na conversão da escala e a distância real entre as cidades. Se isto ocorrer, esclareça que a distância em linha reta entre duas cidades é diferente da distância percorrida através das estradas ou rios em função de curvas e outras características geográficas;
2) O(a) Professor(a) pode utilizar os valores convertidos para revisar Classes Numéricas, Composição e Decomposição;
3) Combine com o colega de Geografia para expor mais detalhes do mapa para a turma;
4) Destaque que o encontro das medianas chama-se baricentro.